sábado, 9 de maio de 1998

A Vila de Paranapiacaba

Visitante ao longo dos tempos


Tenho um caso de amor de longa data com Paranapiacaba, tantas vezes visitei tenho visto ao longo dos anos a degradação destruindo o património desta tão carismática vila.


Dividida em 2 partes com separação bem delimitada de um lado temos as casas estilo inglês e do outro lado as casas em estilo portugues do alto do castelinho ve-se bem esta divisao, a antiga estaçao ferroviaria e suas passagens. Vale a exploraçao, pegue seus filhos e aventurem-se

Museu Ferroviario de Paranapiacaba

Pateo de manobra, funicular e oficinas de manutenção


Chegamos ao coração do complexo ferroviário de Paranapiacaba, aqui nos tempos áureos, centenas de trabalhadores cuidavam do bom funcionamento da Ferrovia, aqui tínhamos fundição para construir peça, oficinas de manutenção, serralheria, mecânicos e diversos outros trabalhadores.

Um formigueiro humano circulava por aqui, o funicular guiava a descida e a subida da Serra, operários trocavam dormentes e carris.


Do alto do castelinho o Engenheiro Chefe coordenava todos os trabalhos e em casos necessários descia a campo para ver o que esta acontecendo. Hoje tudo é marasmo, o mato cresce nas oficinas, vidraças quebradas, telhados sem telhas grafite e pichacoes, ferrugens e destruiçao, corta-se o coração ver tudo isso parado.