sábado, 2 de janeiro de 1999

Cristo Redentor e Teleférico em Poços de Caldas

Poços de Caldas visto da montanha


O primeiro grande visitante de Poços de Caldas foi o imperador Dom Pedro II, atraído pela as famosas fontes termais descobertas na região, curiosamente esta cidade recebeu o nome de Caldas, em homenagem a uma cidade portuguesa chamada Caldas da Rainha, que também possui aguas medicinais.


Na maior colina ao lado da cidade foi construído uma estátua do Cristo Redentor e feita uma ligação via teleférico, que permite um delicioso passeio subindo a colina. Do alto da colina temos uma visão panorâmica de toda a cidade, podemos vislumbrar todo o horizonte.

As crianças adoram brincar nos cabines do teleférico, vendo a paisagem. Próximo ao ponto de partida existe um ribeirão com um vagão restaurante de trem estacionado, um food-train. Em materia de food truck esta ruazinha ao lado do hotel é muito bem servida com diversos tipos de alimentos e doces.



Poços de Caldas e seus predios historicos

Vislumbrando o património arquitectónico de Poços de Caldas

Na década de 70 e 80 do século passado, esta cidade era o destino preferido de casais recém casados para passarem sua lua de mel, carinhosamente conhecida como o "Cemitério das Virgens".

As viagens de trem partindo de Campinas com destino a Poços eram muito populares, as termas atraiam muita gente que precisava de repouso e tratamento com aguas sulfurosas.



Este constante fluxo de turistas incentivou a construção de grandes jóias da arquitectura, visíveis ate hoje, destino de políticos e pessoas influentes da sociedade foram criados diversas grandes edifícios para abrigar: hotéis luxuosos, cassinos, casas de jogo, biblioteca etc.

Caminhar por esta cidade permite visualizar estes edifícios, conhecer praças e jardins e apreciar tudo de bom que esta cidade pode oferecer, sem esquecer da deliciosa comida mineira e os diversos lacticínios instalados ao redor.