quinta-feira, 15 de abril de 2004

Sintra e o palacio Nacional

As características chaminés de Sintra.


Estas duas torres são bem características no cenário do céu de Sintra, junto ao horizonte, se nos aproximarmos nos deparamos com um belo palácio, começa pela esplanada.



Ao adentrarmos no palácio vemos os belos salões, a cozinha, galpoes, todos os revestimentos e apenas temos uma fraca noção do luxo que um dia estas paredes abrigaram.

Hoje é um espaço dedicado a conteplaçao  e o lugar que mais me marcou foi a cozinha. Imagine um lugar onde se podia assar um boi inteiro.

Enfim um gigantesco palácio da monarquia que hoje atrai milhares de turistas a Sintra, devolvendo ao povo rendas utilizadas para tão belo edifício.

sábado, 10 de abril de 2004

Santiago do Escoural a vila

Uma pequena cidade bem típica.


Imagine uma pequena vila cheia de casas caiadas com uma chaminé bem característica, ruas em pedra, um fontanário, uma igreja matriz, muitos velhinhos, casas ainda com quintal interno com cisternas para os meses de seca, pombais e hortas.



Ao redor campos de sombreiro e pastos com ovelhas, pequenos sítios com hortas e francos, pessoas simpáticas e acolhedoras. Andando um pouco mais encontramos um grande terminal ferroviário Casabranca que serviu de parada técnica nas linhas de Évora e Algarve.

Aqui tem montes, ribeiras e uma gruta pré-histórica com restos de homens das cavernas, na igreja foi bem pobre no passado havia belos afrescos e azulejos.