sábado, 5 de julho de 2003

Santarem a cidade que lutou

Ainda não falei do 25 de Abril, a revolução dos Cravos.


Temos falando de coisas antigas, legados de outros povos, embarcações e maravilhas moderna. Mas teve um fato muito serio e importante que devemos falar.



Portugal durante a maior parte do século XX, viveu sob a ditadura de direita, que como tudo na vida tinha lado positivo e negativo, porem ao final do governo a opressão aumentou, desemprego, perda de liberdade de expressão e a qualidade de vida caiu. Juntando com isso o estouro de guerras por independência nas colónias em África.

Neste turbilhão de coisas estourou uma revolta militar que colocou um fim na ditadura e abriu Portugal para o mundo democrático. A revolução dos Cravos foi rápida e certeira, rapidamente derrubou um regime moribundo e causou poucas perdas em vida e destruição de património.

E por que falar nisso em Santarém? Simplesmente por que esta cidade teve um papel decisivo no movimento partindo daqui os primeiros veículos militares directo a Lisboa.

Mas esta cidade também tem a vista do Tejo, o túmulo do Pedro Alvares Cabral, varias igrejas históricas, muralhas belíssimas e tantas coisas que valem o passeio.

Sem comentários:

Enviar um comentário