sábado, 23 de novembro de 2002

Sesimbra e o Castelo do Atlantico

Castelo protegendo a costa dos piratas


A serra da Arrábida é um belo parque ecológico que abriga 2 santuários: um terrestre compreendido pela Serra da Arrábida e outro marítimo que abriga um bom pedaço da costa, permitindo as espécies marinhas terem um abrigo contra a pesca discriminada e dos perigos da poluição.



Encravada entre a costa e a serra, aparece Sesimbra uma pequena cidade costeira que é uma jóia com seus edifícios brancos no horizontes cercados pelo verde da Serra e o azul do mar.

Este castelo tinha a função defensiva e devido a sua posição estratégica, servia de posto avançado vigiando todos o tráfego que vinha do sul de Portugal, protegendo contra mouros, sarracenos, piratas e corsários. Assim Lisboa podia ser avisar em tempo caso alguma frota invasora estivesse a caminho.

Passeando com Carmen e família visitamos o castelo no alto da montanha, curtimos um bom passeio conhecendo um monte de pedras legais no alto da montanha.

sábado, 16 de novembro de 2002

Seixal e a margem Sul do Tejo

Passeando com a Carmen e estreitando uma boa amizade.

Carmen era uma colega de curso, que sempre ficávamos papeando antes da aula, durante os intervalos, teve um dia que ela me convidou para conhecer a margem sul. Aproveitamos um final de semana em que o friozinho do inverno estava chegando, cheio de brumas e um sol escondidinho bem frio.



Aproveitamos para conhecer a quinta da Maria Alva, o parque da Paz em Almada, a Costa da Caparica e o mosteiro dos Capuchos, a praia da Costa, a região de Coina e sua famoso Torre, foi um final de semana delicioso em que andamos para la e ca, se divertindo como duas crianças.

A margem sul tem muitos lugares bacanas para se conhecer e explorar, irei conhecer melhor em outros posts. 


terça-feira, 5 de novembro de 2002

O castelo de Almourol em Vila Nova da Barquinha

O castelo das brumas.


Andando pelo interior do Ribatejo esta escondido uma pequena fortaleza militar construída em uma ilha, bem ao meio do rio Tejo. Em dias de inverno tem um efeito único, vê-se surgir o castelo em meio do rio coberto pelas Brumas.



Evocando uma paisagem que evoca contos de fadas, em que ficamos a qualquer momento encontrar com Elfos do Rio, foi a primeira visita a esta fabulosa fortaleza e me apaixonei.

Existem tantas lendas a respeito desta fortaleza, desde que é assombrada por fantasmas, que tem uma princesa moura que apaixonada por um cavaleiro cristão e ate que tem ouro templário em alguma passagem secreta.

No verão com o nível do Tejo mais baixo,  costuma-se ter ligação entre a Vila e o Castelo através de um barco turístico.