Este blog é um diário de viagens, cada entrada é relativo há uma viagem com fotos, filmes, links, artigos, desenhos tudo aquilo que possa enriquecer a descrição deste momento.
Eu sou quase um turista profissional que ama viajar, adora dormir em cama diferente e acordar em lugar estranho. Nao sou esquisito, sempre de maquina fotográfica em punho registro tudo e mais um pouco.
Seja BemVindo.
sábado, 17 de janeiro de 2004
Tomar e o Convento de Cristo
Apreciando a obra de arte medieval
Caminhando pelo exterior do convento de Cristo, estamos diante de uma maquina perfeita de propaganda Crista.
O local escolhido para o castelo e posterior convento esta em um plano elevado, cercado de bosque, com um rio. No passado na altura da construção esta região era uma terra de ninguém.
Um lugar sujeito a constante ataques dos mouros do sul, bandoleiros de Castela a leste e renegados lusitanos de todas as partes. Ao construir sua fortaleza aqui o Poder e a Ordem de Cristo foi instalado, ai de quem tentasse atacar esses monges loucos.
Com isso foi posto um ponto final nas incursões de todos estes "bárbaros", pois o poder e a força de um Templário era legendários. Alcançada a paz, as funções militares foram sendo renegadas a segundo plano.
Começou o processo de embelezamento através de arte gótica como gargulas, rosáceas, pináculos e posteriormente manuelinos com motivos do mar, bem como obras moldejar como azulejos e motivos arabescos.
Curiosamente em Portugal os Templários não foram caçadas e nem destruídos, aqui num típico acordo lusitano, eles mudaram de nome e continuaram com a sua autonomia. Inclusive continuando convertendo cavaleiros e nobres, incluindo seu símbolo nas caravelas portuguesas e participando dos lucros da carreira das Índias.
Sem comentários:
Enviar um comentário