domingo, 31 de dezembro de 1995

Monguaga no Revellion de 1995/96

Estamos no apagar das luzes de 1995


Foi um ano estranho com algumas vitorias, derrotas e grandes decisões. Estou indo para o ultimo ano da faculdade, sai da Fundação Cesp e entrei na Transbrasil, terminei relacionamentos e comecei.

Com um grupo de amigos fui passar a virada do ano em Monguaga, casa grande cheia de malucos foi um principio de 96, bem louco.



Curado da ressaca fui conhecer a cidade e fiz estas fotos que  apresento, tirando estes detalhes a cidade não me marcou muito para poder formar uma opinião, preciso voltar para rever e tentar capturar melhor a sua essência.

quarta-feira, 13 de setembro de 1995

Itapetininga e familia...

Itapetininga e as fotos

Realmente todo mundo tem problemas, recordo-me que fui conhecer Itapetininga por acidente. Tinha um vizinho o Edson Rambo, que um dia apareceu seu pai e começou a trazer problemas na vizinhança.

Como éramos bons colegas, ele me convidou para acompanha-lo ate esta cidade, para levar seu pai de volta para a casa do avós paternos. Aproveitei que estava de maquina fotográfica e resolvi ir testa-la fazendo novas fotos. Era uma maquina russa Zenith com lentes alemas.

Acabei fazendo algum dinheirinho fotografando retratos e fazendo posteres 20x25, inclusive tendo que retornar 2 vezes mais.



Conheci bastante gente, fui ate sítios da região, bailes na cidade, não posso negar que curti muito conhecer esta cidade, gente de bem, hospitaleira e grande pontos de interesse turístico e com varias fabricas em ruínas para arqueologia industrial.

sábado, 15 de abril de 1995

Salto as margens do Tiete.

Salto uma descoberta feliz

Minha tia Maria da vila Alpina, segundo minha mãe, era originaria desta cidade, cidade que teve grande imigração espanhola as margens do Rio Tiete, perto de Sorocaba e Itu.

Passeando por aqui fiz grandes descobertas, entre elas a existência de um santuário no alto do monte, chamado Nossa Senhora de Mont Serrat, que é a padroeira da cidade. Subindo o monte vê-se a estátua e subindo em espiral chega em um mirante.


Alem disso as margens do rio Tiete existem ruínas arqueológicas industriais, antigas tecelagens, uma bela ponte pencil, a ilha do namoro e sua lenda. Pena que o rio poluído deixa o local cheio de lixo e espuma com um cheiro horrível.

Fora da cidade existe o parque de rocha Mountanee, evidencias arqueológicas das grandes geleiras que cobriram o Brasil na época glacial.


Pirapora do Bom Jesus e o rio Tiete.

Visita ao santuário do Bom Jesus.


Na minha infância meu pai organizava excursões para Bom Jesus do Pirapora, para irem ate o santuário, naquela época o rio Tiete era menos poluído, lembro-me dos restaurantes a beira rio, o pedalinho em uma das margens.

Anos mais tarde, resolvi fazer uma caminhada leve, fui ate a Lapa, dela peguei o trem da linha de Barueri e com um pouco de esforço cheguei a Pirapora.




Este video contem as fotos que fiz nesse dia, andando por locais que conheci outrora e agora estava revendo, é emocionante rever lugares da infância, ver coisas que sua imaginação coloriu com o tempo.