Quando o universo conspira a nosso favor, tudo da certo.
Durante 200 e poucos anos Portugal foi o máximo de seu expoente na civilização europeia, o português foi falado e ensinado em quase todas as grandes cidades, navegaram ate o extremo oriente, fincaram uma benfeitoria comercial no Japão e criaram uma serie de novas palavras e introduziram pratos que não existiam.
Jovens vinham ate Lisboa estudar a arte naval, engenheiros vinham vender suas ideias, embaixadores e representantes dos mais diversos países vinham prestar homenagem ao El Rei.
Comercializando pelos 4 cantos e navegando pelos 7 mares Portugal atingiu seu ápice e para coroar este ápice, foi encomendada uma obra única.
O mosteiro dos Jerónimos foi construído seguindo um estilo lusitano, não foi poupado recursos para a a sua gloria e passado quase 600 anos da sua construção continua inspirado as pessoas que visitam-no.
E o orgulho do povo português e gloria do lisboeta, motivo de invejas de outras cidades, tão belo complexo que ninguém consegue ficar indiferente perto de tamanha beleza. Nos sentimos pequeninos dentro dele, encantados do lado de fora e atento a tantos detalhes. Um verdadeiro poema feito em pedras e tijolos, a cada leitura encontramos novas interpretações.
Sem comentários:
Enviar um comentário