sábado, 21 de junho de 2003

Braga e o Santuario do Bom Jesus do Monte

Subindo ate o bom Jesus de Braga


Nossa estou boquiaberto, não imaginava em ver um complexo religioso assim tão elaborado e com tanto simbolismo. Estamos em Braga e fomos visitar o Santuário do bom Jesus do Monte (de Braga).

O simbolismo é tanto que existem 3 complexos de escadarias para alcançar a igreja. Começamos pelas escadarias do Pórtico, passamos pelas escadarias dos 5 sentidos e depois das 3 virtudes.



Uma religiosidade que é representada por cada estátua, cada detalhe desde o piso do chão, as configurações das plantas do jardim ate o sentido em que escorre a agua da fonte. O peregrino que aqui chega, vai se elevando, utilizando o cenário como ferramenta de fé. Interessante perceber que o construtor deste complexo, contava que as pessoas não precisariam ler, criando todo um enredo para que se conseguisse o plano de elevação espiritual através do cenário envolvente.

Sem contar outra surpresa escondida, aqui existe um elevador que funciona totalmente a agua e a gravidade. Este elevador hidráulico é composto por 2 vagões , cabos de aço e roldanas. O vagão que encontra-se no alto mais leve, enche-se de agua, ficando mais pesado e quando o freio é solto, ele desce puxando para cima o elevador debaixo. Ao chegar esvazia o tanque de agua ficando mais leve e começando todo o processo novamente.

Em relação a comida, hoje provei uma deliciosa sopa de legumes do norte, acompanhado por carne de porco na brasa com batatas fritas, regado a um bom vinho da casa (segundo o dono da tasca era da região de Braga mesmo)

Sem comentários:

Enviar um comentário