sábado, 22 de julho de 2017

Um Velho bonde em circulação pelas ruas de Milão

Velhos bondes transportando passageiros.


Tenho aproveitado meu canal para falar sobre o transporte sobre trilhos, transporte não poluente, por mais incrível que pareça são veículos antigos, que sobreviveram ao teste do tempo. 

Comparativamente aos ônibus, bondes e trams usam rodas em ferro e trilhos para se locomoverem pela cidade, suas estruturas remetem ao passado e as origens do transporte urbano, deixam a cidade com aquele ar retro, não emitem co2 ( o famigerado gás carbônico do efeito estuda), deixando o ar da cidade mais puro.

Meu anos vivendo em Milão aprendi amar e respeitar estas velhas maravilhas mecânicas, que sobreviveram a muitos desafios, inclusive a pressão da industria automobilística para os retirar de circulação.

Tenho fé que outras cidades se inspirem no modelo milanês e voltem a usar o transporte sobre trilhos, quem sabe um dia veremos nas cidades brasileiras, mais trilhos e veículos tracionados a eletricidade, diminuindo a poluição e a demanda por combustíveis foceis.

Voltando a Milão, vou contar uma historia curiosa, no final da II Guerra Mundial, um patio onde se estacionava os bondes, foi maldosamente bombardeado com bombas incendiarias, como os bondes eram tinham acabamento em madeira, couro e cortiça, aquilo gerou um verdadeiro festim de fogo, tudo foi consumido, restando apenas os esqueletos de aço carbonizado. 

No pós-guerra como a Itália estava tentando se recuperar da destruição, os recursos eram escaços, por isso resolveram tentar salvar o máximo possível dos velhos bondes. Num trabalho hercúleo conseguiram salvar alguma peças e começaram o trabalho de restauro, para coloca-los em funcionamento e transportar os trabalhadores milaneses.

Este pequeno vídeo é uma homenagem a todos os trabalhadores que mantem essas velhas senhoras operacionais e cumprindo seu papel no transporte publico. Faça chuva, faça sol com neve ou granizo elas estão nos trilhos.



Sem comentários:

Enviar um comentário