Uma obra verdadeiramente impressionante.
Imagine em andar numa construção que evoca a liberdade de um povo, cuja as paredes celebram a vitoria sobre um inimigo melhor armado e com exercito mais treinado.
Na batalha de Aljubarrota os exércitos lusitanos tinham tudo para serem esmagados pelos castelhanos, porem um melhor conhecimento do terreno, a bravura dos soldados lutando para proteger a própria terra da conquista do invasor e mais erros estratégicos dos castelhanos.
Transformaram aquilo que seria uma vitoria simples e anexação de territórios, num massacre de grandes proporções que aterrorizou o povo de Castela e deu paz e tranquilidade a Portugal por alguns séculos.
Consta-se uma lenda que uma padeira atacou soldados castelhanos com sua pá de pão, matando vários deles e provocando o pânico nas tropas, afinal imagine se uma padeira faz isso conosco, o que fariam na hora que chegassem os soldados profissionais.
Em razão de tudo a coroa portuguesa durante 2 séculos foi construindo e melhorando este mosteiro que celebra a Vitoria.
Mudando de assuntos ao lado mosteiro tem um parque de merendas e nosso almoço hoje foi pic nic de feijão frade com atum e azeite, mordiscando um chouriço com pão , azeitonas e queijo de ovelha.
Sem comentários:
Enviar um comentário