Este blog é um diário de viagens, cada entrada é relativo há uma viagem com fotos, filmes, links, artigos, desenhos tudo aquilo que possa enriquecer a descrição deste momento. Eu sou quase um turista profissional que ama viajar, adora dormir em cama diferente e acordar em lugar estranho. Nao sou esquisito, sempre de maquina fotográfica em punho registro tudo e mais um pouco. Seja BemVindo.
sábado, 17 de janeiro de 2004
Tomar e o Convento de Cristo
Apreciando a obra de arte medieval
Caminhando pelo exterior do convento de Cristo, estamos diante de uma maquina perfeita de propaganda Crista.
O local escolhido para o castelo e posterior convento esta em um plano elevado, cercado de bosque, com um rio. No passado na altura da construção esta região era uma terra de ninguém.
Um lugar sujeito a constante ataques dos mouros do sul, bandoleiros de Castela a leste e renegados lusitanos de todas as partes. Ao construir sua fortaleza aqui o Poder e a Ordem de Cristo foi instalado, ai de quem tentasse atacar esses monges loucos.
Com isso foi posto um ponto final nas incursões de todos estes "bárbaros", pois o poder e a força de um Templário era legendários. Alcançada a paz, as funções militares foram sendo renegadas a segundo plano.
Começou o processo de embelezamento através de arte gótica como gargulas, rosáceas, pináculos e posteriormente manuelinos com motivos do mar, bem como obras moldejar como azulejos e motivos arabescos.
Curiosamente em Portugal os Templários não foram caçadas e nem destruídos, aqui num típico acordo lusitano, eles mudaram de nome e continuaram com a sua autonomia. Inclusive continuando convertendo cavaleiros e nobres, incluindo seu símbolo nas caravelas portuguesas e participando dos lucros da carreira das Índias.
Tomar e as belezas dos claustros do Convento de Cristo
Jardins de contemplação e oração.
Em outro post comentei sobre claustros, mas este aqui merece uma atenção toda especial, pois tem grande partes em gótico e acréscimos em manuelino.
São vários andamos em corredores estreitos e escuros quando de repente nos deparamos com um show de luz, plantas, arbustos, cebes, dando cor e vida.
Arcadas para caminhar sem se expor aos rigores do tempo, lugares de silencio em paz, onde se podia meditar e orar.
Mas não pensem que aqui era um lugar de paz, logo ali temos as oficinas e forjas para fabricação de armamento, mais adiante campos de treino e exercício de combate.
Os cavaleiros de Cristo templários eram a força de elite dos exércitos cristãos, fortementes armados não tinham oponentes que conseguissem fazer frente.
Outrora bosques e campos
A cidade cresceu tanto que dos antigos bosques que cercavam a região, sobrou pouca coisa. Por fortuna a cidade esta se redimindo e instalando parques e novos bosques, visando tornar a cidade mais encantadora e atraente.
Os turistas amam áreas verdes, bosques para piquenique, dar pãozinho para os peixinhos, ver a ponte em arcos de pedra. Brincar nos jogos do parque, levar os pequeninos nos brinquedos do playground.
Em um pulinho voltamos a cidade e vemos seus prédios históricos e museus, caminhando um pouco mais chegamos ao castelo dos Templários e suas muralhas e no interior das muralhas o Convento de Cristo em toda a sua gloria, sempre passando por reparos para ficar mais bonito.
Local:
Tomar, Portugal
Tomar viajando de trem
Partindo da estação Oriente de Lisboa.
Quem pensa que as aventuras são fáceis, ledo engano, para terem uma ideia, na viagem a Tomar, saímos de casa por volta das 5 e só fomos chegar as 10. Correndo sempre atrasados para pegar um transporte.
Para chegar a Tomar tivemos que pegar trem e metro ate chegar na Expo (Estação Oriente) e de la seguir ate a estação de Tomar, apreciando a paisagem, as vezes dormindo, as vezes conversando e fazendo piquenique dentro do Comboio.
.
Mas toda viagem é uma delicia, chegamos em Tomar e fizemos a exploração básica, vendo a estação minuciosamente, encontrando uma bomba d'agua antiga, um belo exemplar de relógio de estação, vendo vagões estacionados nas plataformas e vendo os trens e caminhando acabamos encontrando a estação de caminhoneta.
Local:
Tomar, Portugal
Tomar e a cidade que cresceu junto aos Templarios
A riqueza e prosperidade da ordem de Cristo.
No passado este era um campo de passagem, sempre queimado quando um exercito se movia de la e ca. Deixando o caos e a destruição, tornando estas paragens um lugar deserto com bosques assustadores.
Ate que um dia, os Cavaleiros do Templo, construíram aqui um castelo, tempos depois o convento transformando esta região num lugar de prosperidade e desenvolvimento.
Caravanas iam e vinham, barcos desciam o rio e a cidade foi crescendo, andando pelas ruas vemos os efeitos desta prosperidade, incrivelmente a cidade cresceu.
Vemos a antiga Sinagoga, as varias igrejas, grandes prédios edificados no decorrer dos séculos, Tomar é uma cidade a ser explorada.
Se tiverem a chance de vir na altura da festa do Tabuleiro melhor ainda, a cidade fica viva.
Local:
Tomar, Portugal
quinta-feira, 15 de janeiro de 2004
Tomar e as salas secretas do convento de Cristo
Imagine um lugar magico e cheio de lendas.
O Convento de Cristo em Tomar esta cheio de segredos, passagens secretas, salas ocultas, lugares de segredo. Muitos ca vieram procurar, muitos tem curiosidade de descobrir o que aqui escondia
Vieram procurar tesouros perdidos, mapas secretos e documentos ocultos, escavaram usaram ressonância magnética e mil e um artefactos em busca do ouro templário.
Para os amantes de historia é uma delicia andar pelos corredores labirinticos, encontrar refeitórios antigos, selas e calabouços, quarto dos monges, depósitos de alimentos, barris de azeite e vinho, peças de cerâmicas e antigos instrumentos musicais perdidos por aqui.
Precisamos de muitas horas para explorar todos os segredos do Convento de Cristo, vendo e descobrindo os inúmeros segredos do Convento de Cristo.
terça-feira, 6 de janeiro de 2004
Lisboa sobrevoando a cidade
Lisboa vista por um ângulo inusitado.
Os maníacos por fotos são fogo, não resisto a fotografar pela janelinha do avião, sei que muita gente condena, faz julgamentos precipitados, mas olhar a paisagem acaba sendo impossível resistir a tentação é deixar de fotografar.
Em viagens áreas porem podemos capturar fotos fantásticas que poucos tem oportunidade de verem. A cidade vista do alto, seus edifícios, alguns que nem faço ideal do que sejam. Claro que tem um inconveniente que é a janela do avião que estraga um pouco a qualidade, o excesso de luz, mas mesmo assim torna a experiência prazeirosa.
Para aqueles curiosos o avião começa a descer pelo rio Tejo, seguindo para Alverca, passando pelo aeroporto de Figo Maduro, Barreiro, Seixal, Almada, Lisnave, Corroios, Almada, Cristo Redentor, Ponte 25 de abril, Porto de Lisboa, 7 rios, Entrecampos, Areeiro, Portela e aterragem.
Local:
Lisboa, Portugal
Subscrever:
Mensagens (Atom)