Este blog é um diário de viagens, cada entrada é relativo há uma viagem com fotos, filmes, links, artigos, desenhos tudo aquilo que possa enriquecer a descrição deste momento.
Eu sou quase um turista profissional que ama viajar, adora dormir em cama diferente e acordar em lugar estranho. Nao sou esquisito, sempre de maquina fotográfica em punho registro tudo e mais um pouco.
Seja BemVindo.
Aproveitei a oportunidade de estar aqui no Brasil e fui visitar meus avós na Praia Grande SP, na ida passamos na vila Esperança e pegamos minha tia-avo Sílvia.
Pegamos estrada e começamos nossa aventura rumo a Praia Grande, onde reencontrei meus avós após alguns anos. Fui um dia delicioso onde conversamos bastante, aproveitamos a companhia e nos divertimos ouvindo historias dos dois irmãos.
Ver fotografias antigas é um prazer, aqui temos o centro de Itatiba como era em 2004, vejam os tipos de carros estacionados, vejam as evoluções dos edifícios, veja a igreja matriz, a biblioteca, alguns casaroes.
Esta pequena viagem no tempo permite-nos reflectir sobre nossa cidade, pensar naquilo que deu certo e naquilo que deu errado.
Historicamente Itatiba foi rica com as plantações de café, chegou a possuir um ramal ferroviário próprio que interligava a cidade em diversos pontos, possui acesso a 3 maiores rodovias do estado de SP.
Tem um rio de médio porte que fornece agua para a cidade e por estar em uma região de planalto, tem um ecossistema diferenciado, existem tantas coisas que podem ser feitas, exploradas que possam permitir a cidade crescer e enriquecer.
Itatiba no estado de São Paulo é uma cidade que teve sua igreja matriz agraciada pelo Vaticano com o titulo de Basílica Menor, um titulo honorifico e ao mesmo tempo muito importante do ponto de vista administrativo.
Com este titulo a igreja passa a fazer da rede de igrejas administradas directamente pelo Papa, no mundo são poucas as igrejas com o titulo de Basílica.
Este pequeno video-foto foi feito a partir de imagens obtidas em 2004, com grande ênfase ao interior de vitrais, feitos pelo mestre polones Aeystarch Kaskurewicz, que deixou nossa igreja matriz ainda mais bela.
Em sua arquitectura pouca coisa sobreviveu da antiga igreja, apenas a Torre, a restante construção é moderna do século XX, porem mantendo o traçado original da construção antiga.
Apreciando a ferrovia turística de Campos do Jordão, vejam os trabalhos manuais. Extramamente instrutivo ver como eram os trabalhos no passado.
Este trem faz o circuito entre Campos do Jordão e Pindamonhangaba, bem como paradas internas na cidade. Fora este trem existem as Marias fumaças que operam num circuito menor.
Quem visitar Campos tem a obrigação de prestigiar a ferrovia e os trabalhos de conservação que mantém vivo um passado quase esquecido no estado de SP.
Algumas maquinas a vapor, maquinas a diesel e esta eléctrica, alem do antigo galpao de manutenção e garagem, fora as locomotivas estacionadas no parque para serem vistas.
Alguns dias após nosso desembarque, muita conversa e visita de pessoas queridas, fomos passear em Direcção a Campos do Jordão.
Partindo de Itatiba fomos pela SP 065 Dom Pedro I até Jacarei e de la seguimos via SP 070 em direcção a Quiririm para poder pegar a estrada de Campos.
Aproveitei para consolidar meu velho costumo de fotografar todo o percurso, adoro fotos de túneis se és um visitante habitue em meu blog, sabe bem aquilo que digo.
Foi uma viagem longa, mas o dia estava bonito e a paisagem foi gratificante, onde papeamos durante a viagem toda.
Após um delicioso almoço seguimos em busca da sobremesa, afinal meninas reunidas sempre querem algo doce, provamos um delicioso bolo de chocolate. E terminado este momento de gulodice, resolvemos ir passear de teleférico.
Subimos o morro do Elefante, que curiosamente tem um elefante la em cima, claro que aproveitamos para tirar foto montado no bicho, esse pessoal nao tem o que inventar e turista tudo louco embarca nestas doideiras.
A visão da cidade la longe, torna o passeio cativante, realmente Campos explora ao máximo seu potencial turistico, são tantas belas construções, o mercado municipal antigo a boa moda do interior paulista, galerias, muito verde e jardins.
Em Campos temos diversos palacetes e o mais emblemático é a residência oficial de inverno do Governador do estado. Situado um pouco fora do centro da cidade, mas num bairro nobre cercado de estilosas mansoes, vale a pena explorar e descobrir estes segredos.
Quando falamos para a Carmen que existia uma cidade nas montanhas, que suas construções lembravam a região dos Alpes suíços, ela ficou muito curiosa.
Então juntamos a trupe, montamos no nanacar e subimos a serra da Mantiqueira rumo a esta jóia das montanhas. Que realmente continua linda, com seu belo portal todo florido, sua linha ferroviária, teleférico e casas históricas.
Foi uma viagem divertidissima em que tivemos uma boa oportunidade para conversar, rir, ver a paisagem e amar passear por Campos. A cidade cresceu muito neste anos, desde minha ultima visita.
Construíram mais casas típicas, abriram bons restaurantes inclusive no almoço provei um delicioso pirao de piranha e truta na chapa acompanhada de legumes salteados, bem bom, para ficar perfeito só faltou um vinhozinho verde.