Translate

sábado, 26 de agosto de 2017

Visitando o Jardim do Solar do Barão em Jundiaí

Uma tarde num jardim neorrococó na cidade de Jundiaí

Para aqueles que passam apressadamente pelo centro de Jundiaí nem imagina que por trás de paredes austeras de um casarão antigo, existe um belo jardim desenhado num estilo neorrococó, com lago de carpas, ponte e lanternas japoneses, palmeiras, árvores e flores.

Era o lar da família do Barão de Jundiaí, casa que abriga ainda uma antiga senzala, estabulo, tanques para lavar roupa e um paiol cercado por belos jardins desenhados em  4 áreas distintas.

Explore o jardim e veja o belo trabalho de conservação feito pela prefeitura de Jundiai, sente-se em um banquinho e aprecie os belos desenhos, sinta o aroma das flores, encante-se com as cores vivas, ouça o som da água corrente e curta as agradáveis experiencias sensoriais deste jardim.

O Solar do Barão é o testemunho vivo de casas senhoriais do século XIX, simbolo da riqueza e ostentação da oligarquia cafeicultura da época do império, o ouro verde que trouxe a prosperidade e o crescimento do estado de São Paulo.

Aproveite e explore as salas do museu, veja os vídeos educativos e conheça um pouco mais da historia de Jundiaí.




sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Café: O maior tesouro da nossa terra

Ouro verde paulista: Memórias de uma fazenda de café


Estamos em Jundiaí visitando o seu centro histórico, ao lado da Catedral de Nossa Senhora do Desterro e encontramos o Solar do Barão de Jundiaí, um magnifico casarão estilo colonial construído no final do seculo XIX em taipa de pilão com muitas janelas (sinal de opulência e riqueza), senzala e jardim em estilo neorrococó: o Barão de Jundiaí foi um cafeicultor expoente da aristocracia paulista.

Este casarão foi transformado num museu muito apreciado pela população de Jundiaí, palco de muitas exposições culturais e populares. Em nossa recente visita vimos acervos provenientes do Museu Ferroviário da Companhia Paulista e uma projeção de vídeo restaurados exibindo momentos marcantes da vida em Jundiaí no século XIX e XX.

O filme exibe como era uma fazenda de café pré-industrial no interior paulista, mostra os camponeses trabalhando na lavoura, desde o inicio com a plantação da muda de café, o tratamento da lavoura, a época da colheita a debulha, a secagem, o transporte, o embalamento e o envio a ferrovia com destino ao Porto de Santos.

Conheçam as diversas etapas deste processo, as ferramentas usadas e os trajes típicos neste túnel do tempo.





quinta-feira, 24 de agosto de 2017

A família Godoy agradece a Policia Militar e à Itatiba pela singela homenagem

Homenagem municipal na Prefeitura.


O cerimonial da prefeitura de Itatiba preparou uma surpresa para a família Godoy, na homenagem prestada ao valoroso combatente, guardas municipais trajando replicas de uniformes da Força Pública de 1932, recepcionaram o cortejo composto por batedores da Policia Militar, viatura de bombeiros e populares no Paço Municipal.

A família se emocionou pela homenagem prestada pela prefeitura representada através de secretários municipais, a neta do soldado Joviano Godoy em um discurso emocionado agradeceu a todos os presentes pela honraria póstuma a seu pai.

Em seu discurso contou-nos um pouco sobre a biografia do pai, o que fez durante os combates, as missivas que enviava a sua família, o termino dos combates e a vida pós revolução de 32.

Este evento foi uma bela iniciativa que deveríamos ver com mais frequência. Afinal nosso município teve diversas pessoas de valor que agregaram civismo a nossa sociedade, mas infelizmente são relegados ao esquecimento.




quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Padre dá benção a urna de combatente que agora segue ao paço municipal

O pároco abençoou a urna com os restos mortais de nosso combatente.

Em comemoração a semana Constitucionalista de 2017, um combatente civil da cidade de Itatiba foi homenageado por sua participação na Revolução de 1932, nesta homenagem houve desfile e escolta, chamamento militar, toque de corneta e benção católica de nosso pároco na Basílica Nossa Senhora do Belém.

Estivera presentes diversas autoridades civis e militares, familiares e grande público que presenciaram este evento civico, sendo que o Soldado Joviano de Godoy foi o primeiro itatibense a receber esta homenagem, esperamos que os outros tantos combatentes de nossa cidade num futuro próximo também recebam esta justa homenagem.

Agradecemos a Policita Militar do Estado de São Paulo dignos sucessores da Força Pública que defenderam os ideais republicanos e a democracia contra um tirano que ameaça acabar com as liberdades civis do Brasil na década de 30 do seculo passado.

O nosso pároco abençoou a urna num belo rito e ainda disse belas palavras a família.



terça-feira, 22 de agosto de 2017

Pelotão da PM presta homenagem a Combatente Voluntario de Itatiba

Um combatente da Milicia Cívica Paulista


Em 1932 todas as cidades paulistas foram chamadas a participar do Movimento Constitucionalista para derrubar o governo fascista de Getulio Vargas, vários estados se comprometeram a auxiliar, porém na devida hora, apenas São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul participaram.

A Força Publica Paulista foi chamado a luta contra as tropas federais, as famílias doavam ouros e filhos para auxiliar este movimento, milicias eram criadas em cada município e enviadas para locais de combate.

Itatiba além do ouro enviou seus filhos para a defesa da causa paulista, passado 85 anos apos os combates, um pelotão uniformizado e acompanhado de diversos oficiais da Policia Militar de SP.

É um momento de emoção para a filha e neta de Joviano de Godoy presentes na cerimonia juntamente com autoridades civis.



segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Toque de corneta em homenagem a combatente da revolução de 1932

A imortalização de um combatente


O triste som da corneta inicia a homenagem ao soldado voluntario e combatente da Revolução Constitucionalista de 1932. Soldados e oficiais em uniforme de gala, em posição de sentido, presta a ultima honraria ha um companheiro de armas que esta sendo imortalizado.

Em frente a Basílica de Nossa Senhora do Belém esta reunido um pelotão da policia militar e um corneteiro esta homenageando este soldado que lutou na frente de Santos contra o governo federal.

A imortalização do soldado Joviano de Godoy consiste em exumar seus restos mortais e translada-lo ao maior monumento paulista, o Obelisco do Parque do Ibirapuera, monumento onde estão os restos de todos os paulistas caídos em combate durante a revolução e atualmente a regra mudou e estão sendo translado restos de todos os combatentes.

Desejava que nossos jovens soubessem mais sobre a Revolução de 1932, das trincheiras cavadas em Morungaba, Pedreira e outras cidades de nossa região, dos duros combates em Amparo e Águas de Lindoia. A movimentação de tropas rumo a Campinas e São Paulo.

Concluindo este vídeo, agradecemos a Policia Militar pela justa homenagem, com grande prestigio compareceram diversos oficiais e praças das policia rodoviária, corpo de bombeiro, batalhão do interior e guarda municipal.




domingo, 20 de agosto de 2017

Soldado Constitucionalista: Restos mortais sendo transladados para cerimonia em nossa Basílica

O soldado Joviano de Godoy.


Em 1932 o estado de São Paulo auxiliado por outros estados iniciou uma revolução contra um governo ditatorial e fascista, que tomou o governo durante a revolução de 30. Durante quase 4 meses ocorreram combates em diversas frentes em nosso estado.

Trincheiras foram cavadas, locomotivas e vagões foram brindados, armamentos criados e até mesmo ataques aéreos ocorreram. A população do Estado de São Paulo se mobilizou como pode, voluntários se alistaram a milicia paulista, famílias doaram ouro e joias para arrecadar recursos.

Cada cidade enviou alguns de seus filhos para ajudarem a lutar contra tropas federais, em Itatiba não foi diferente e agora passados quase 90 anos, os antigos combatentes são homenageados tendo suas cinzas transladadas ao monumental Obelisco do Parque do Ibirapuera.

Um grande grupo foi reunido em frente a Basílica Nossa Senhora do Belém a composto por autoridades municipais, soldados e oficiais da PM, guardas municipais, familiares e populares prestam homenagem ao soldado Joviano de Godoy.

Uma viatura do corpo de bombeiros trás a urna com os restos mortais do soldado, batedores da policia militar fazem a escolta, todos os policiais em uniforme de gala e a banda da policia prepara a saudação.