quarta-feira, 16 de dezembro de 1992

A avenida mais importante do Brasil.

Avenida Paulista em 1992


Tudo começou com o desligamento de um colega de trabalho, ele se chamava Paulo e queria voltar para a sua cidade Penapolis, como éramos colegas e num dos almoços que estávamos juntos, ele conhecedor da minha paixão pela fotografia, me encomendou algumas fotos da Paulista, que ele queria levar para sua cidade e ficar relembrando dos anos que aqui trabalhou.

Um dia saímos da alameda Santos e fomos ate quase a brigadeiro, eu ia fotogrando os prédios que ele queria, hoje passado quase 3 décadas, resgato estas fotos num video, a Paulista perdeu importância, virou uma espécie de centro velho-novo.



Empresarios e grandes empresas deslocaram suas sedes para outros pontos, porem a grandiosidade dos predios ainda se mantem.

sábado, 15 de agosto de 1992

Campos do Jordao descendo a serra da Mantiqueira.

Dia frio de inverno, mas a Encaminhada esta a posto.


Em pleno inverno a Encaminhada resolveu radicalizar, fomos ate Campos do Jordão iniciar uma trilha secular de romeiros que segue ate Aparecida do Norte, porem nos iremos parar antes, ficando em Campos do Jordão.

O ar húmido e cheio de serração da Serra da Mantiqueira tornou esta caminhada muito mais pratica e fácil, apesar que os escorregões eram constante, mesmo estando de bota commander, o negocio era liso como sabão.



A beleza do lugar era incrivel, imagine floresta de pinhais envoltos na bruma, o verde bem vivo devido a humidade, as pedras cheias de liquens, tornou este passeio visualmente muito belo. Passamos por pequenos sitios, atravessamos a fazenda Hare Khrisnah, tomamos lanche a beira de um riacho. Passamos bons momentos.

sábado, 18 de julho de 1992

Explorando a Serra do Japi em Jundiai.

Percorrendo as trilhas do Japi


Mais uma aventura do grupo Encaminhada, desta vez viemos ate Jundiai, de onde seguimos ate o parque ecológico da Serra do Japi,

Foi uma caminhada de nível médio, com alguns altos e baixos devido a Serra, com boa quantidade de árvores tínhamos sombras e era fresco.



Ao final da caminhada uma deliciosa  cachoeira nos esperava, passamos um bom tempo ali antes de retornar, revigorados pelo banho de cachoeira, com uma agua bem fria para relaxar todos os musculos.





sábado, 13 de junho de 1992

Encaminhada no Rio Itapanhau

Caminhos na Serra do Mar, descendo de Mogi a Bertioga

Minha primeira aventura com a equipe Encaminhada fomos ate Mogi das Cruzes, entramos na Serra do Mar e pegamos uma trilha com destino a Bertioga, indo em busca da cachoeira do Rio Itapanhau.

O grupo estava animado apesar de que esta trilha era longa e de dificuldade media, tínhamos que manter um ritmo constante, pois senão não conseguiríamos chegar ate Bertioga antes do por do sol.



Foi uma caminhada divertida cheia de aventura onde encontramos uma grutinha, vários ribeiroes, banhamos-nos na grande cachoeira do Rio Itapanhau, ganhamos frutas de um sitiante local e por fim chegamos a Bertioga.

Sao Tome das Letras : A cidade onde todos os malucos querem ir

Dos lugares que visitei, posso dizer esta cidade é maluco beleza.


Desde meus acampamentos pelas praias e florestas sempre tive contacto com bichos grilos e hippies, porem em São Tome das Letras, encontrei o habit natural deles. Nossa que comunidade enorme de gente de bem.

Como dizem São Tome esta envolta de nuvens da paz, se é que me entende. Barzinhos, quiosques, tendinhas, venda e troca todos vivendo em paz consigo mesmo.


Nesta aventura do grupo Encaminhada fizemos um ciclo completo: caminhada em trilha no sertão, trilha em floresta, corredeiras, rio e riachos, piscinas naturais, grutas e cavernas. Andando a pe, de caminhão e trator.

Foi uma emocionante aventura que devido ha um acidente me custou metade de 2 dentes frontais, que historias a parte minha mae quase teve um treco e minha dentista a Dra. Alicia ficou muito triste, pois 2 semanas antes ela tinha feito todo o restauro e clareamento deles.



Para saber mais:



sábado, 6 de junho de 1992

Sao Tome das Letras um pequeno paraíso na serra.

Imagine um lugar único cheio de belezas e encantos


O grupo Encaminhada acertou em cheio ao escolher este destino. São Tome das Letras é uma cidade fabulosa, feita em pedra, cheia de encantos: tem uma pirâmide construída por um newage man. Tem construções únicas, que acredito mais cedo mais tarde, serão considerados patrimónios.

Existe um plato de onde avista-se o horizonte, vendo tudo e a tradição local diz que serve de discoporto, afinal os extraterrestres também frequentam estas bandas.




Listando algumas atraçoes tem corredeiras, ribeiroes, piscinas naturais, cachoeiras, cavernas e grutas e inúmeras trilhas para todo tipo de caminhante.

terça-feira, 21 de abril de 1992

Museu Navio Comandante Bauru

Contratorpedeiro museu


Se não me falha a memoria este navio ficava ancorado próximo ao aterro do Flamengo, era um contratorpedeiro da marinha brasileira, adquirido da marinha americana e que lutou na segunda Grande Guerra.

Aqui no Brasil durante anos patrulhou nosso oceano e ao final da sua vida útil, foi desarmado e entregue ao governo do Rio, que transformou-o em um navio Museu, onde o visitante tem uma noção de como era a vida a bordo.

Podia ver armamentos e equipamentos, ver o dormitório e refeitório da tripulação e em uma grande sala conhecer miniaturas de diversas embarcações brasileira.




Completamente integrado ao cenário da cidade maravilhosa, acabou sendo uma bela descoberta de passeio naquele belo feriadao de 1992.

segunda-feira, 20 de abril de 1992

Palacio Imperial e museu Quinta da Boa Vista no Rio

Cenas do velho império.

Para aqueles estudantes que fugiram da aula historia no Rio de Janeiro ficava a sede do governo imperial. Desde fuga de Portugal e a chegada do imperador Dom João VI ao Brasil, para fazer daqui a sede do Imperio Portugues, escolheram uma grande área para a construção do palácio.

O palácio imperial após a queda da monarquia foi transformado em parque e museu, deixando a cidade do Rio de Janeiro com esta bela joia, um excelente lugar para as familhas e turistas passarem boas horas agradáveis, com varias opções de lazer, inclusive com o Zoológico ao lado.




Estamos em 1992 numa época em que abundavam os feriados em nosso calendário, eu e o Edsinho resolvemos visitar familiares dele no Rio, foram quase 7 dias de pura alegria em que palmilhamos a cidade maravilhosa.

Conhecemos desde as praias ao Maracana, dos parques a alguns museus e inclusive fomos em uma feira muito bacana, bem popularesca.