domingo, 27 de julho de 2003

Sines e a antiga fabrica de conservas romana

Escavações arqueológicas romanas


Estamos em Sines uma cidade a beira mar cheia de legados históricos, temos as muralhas, temos Vasco da Gama, uma encantadora estação ferroviária, um austero castelo, um pequenino forte e igrejas tipicamente portuguesas.



A orla marítima é muito bonita dando uma vista bela do oceano Atlântico que tanta riqueza trouxe a esta cidade e continua trazendo. Com bela passarela que no verão vira o point de turistas curiosos e casalinhos apaixonados.
Ocupava desde tempos imemoriais aqui é um paraiso para os arqueologos, inclusive com as escavaçoes da fabrica de conserva romana onde salgavam peixe e produziam o famoso molho Quarum, existem tambem olarias  e outros legados desta epoca

sábado, 26 de julho de 2003

Lamego e o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios

Giro religioso.

Amigos não imaginam como o Norte de Portugal é religioso, para cada lugar que se chega existe um santuário em cima da montanha.



Lamego não podia ser diferente é uma bela cidade cheia de casaroes imponentes, monumentos, parques e jardins. Para não fugir da regra, claro que aqui também tem um santuário.

Localizado em uma bela colina verde, com uma longa escadaria cheia de estátuas e relevos impressionantes, chegamos ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

Outras atraçoes importantes são a cisterna antiga da cidade,  o relógio de sol as estradas e caminhos que acabam por passar pelo rio Douro. Mas a vista do Rio Douro, atravessar suas pontes, ver as videiras e depois bosques tornam a visita a Lamego um otimo passeio.

Grandola e a praia selvagem da Gale

Um acampamento a beira mar.


A praia da Gale em Grândola é um paraíso intocado que foi permitido criar um camping e parque de rolotes.



Uma praia limpa com linda falésia em cor laranjada, bosque de pinhais e mata nativa, tornam este lugar encantador para os turistas que curtem uma barraca e acampamentos.

No verão esta região lota de eco-turistas vindos de toda a parte, sendo quase impossível arrumar um lugarzinho para ficar.

Aqui aproveitando o beira mar, saboreamos como almoço um cara-pau grelhado no carvao, acompanhado de pão alentejano e vinho de caixinha do pingo doce.

domingo, 20 de julho de 2003

Montemor o Novo e o castelo do Miau

Estranhas historias de um castelo.


Estamos no distrito de Évora, indo em Direcção a Santiago do Escoural e sempre passamos as portas de Montemor-o-Novo, hoje resolvemos subir e explorar a cidade.



Existe na colina as ruínas de um castelo de grandes proporções, outrora devia ter uma grande guarnição para proteger estas terras, com a pacificação do sul de Portugal, perdeu importância e foi sendo abandonado.

O tempo cruel como sempre tratou de ir apagando seus registro, com a ajuda de terremotos e da mão humana que ao necessitar de pedras, sempre vinha ate o castelo apanhar algumas muitas casas e cercas foram construídas como este material.

Agora ouvi um causo muito engraçado a respeito deste castelo, segundo os antigos, existia uma turbe de alegres que vinham fazer festinhas na área do castelo, gerando muito ruído que incomodava a população la embaixo. Que tratava de chamar a GNR porem ate chegar a patrulha a rapaziada já tinha ido embora.

Devido a estes estranhos barulhos, que diziam parecer gatos miando, o castelo ganhou a alcunha de Castelo Do Miau. Verdade ou não, eu achei muito divertida esta historia e sempre que aqui passo, me vem a cabeça a historia do castelo.

domingo, 13 de julho de 2003

Sesimbra e suas praias maravilhosas

Dia de sol é sinonimo de praia.


Que maravilha um dia de sol para fugir da rotina e aproveitar para tomar um ar fresquinho. Saímos para fazer um pic nic na serra da Arrábida.



Num parque de merenda fizemos uma churrascada, passeamos por videiras, andamos no campo, brincando no campo e aproveitando o dia.

Depois fomos para a praia caminhar na área, porem a agua é muito fria, então curtimos a brisa marinha e se esticamos na areia.

sábado, 12 de julho de 2003

Borba e a extracção de Mármore

Aprendendo sobre o mármore.

Em Borba tive a oportunidade de aprender no terreno como funciona a extracção do mármore. Uma pedra que em sua composição tem uma componente orgânica, juntando o mineral com organismos fosseis (plantas, animais e crustáceos). Tornando cada pedra única em matéria de cor e relevo.



Em Borba extrae-se mármore a séculos e toda região prospera em virtude disso, alem dos grande campos ao redor, que ainda hoje são usados como reserva de caça.

Andar pelo interior do Alentejo, sempre é uma surpresa, descobre-se uma vila perdida, uma construção histórica, um campo de batalha e o povo sempre simpático e acolhedor.

Em matéria de alimentos digno de nota são os pães alentejanos, os queijos e as azeitonas que nunca comi nada igual e hoje estou me acabando. Tudo regadinhos com um fiozinho de azeite e oreganos.

sábado, 5 de julho de 2003

Santarem a cidade que lutou

Ainda não falei do 25 de Abril, a revolução dos Cravos.


Temos falando de coisas antigas, legados de outros povos, embarcações e maravilhas moderna. Mas teve um fato muito serio e importante que devemos falar.



Portugal durante a maior parte do século XX, viveu sob a ditadura de direita, que como tudo na vida tinha lado positivo e negativo, porem ao final do governo a opressão aumentou, desemprego, perda de liberdade de expressão e a qualidade de vida caiu. Juntando com isso o estouro de guerras por independência nas colónias em África.

Neste turbilhão de coisas estourou uma revolta militar que colocou um fim na ditadura e abriu Portugal para o mundo democrático. A revolução dos Cravos foi rápida e certeira, rapidamente derrubou um regime moribundo e causou poucas perdas em vida e destruição de património.

E por que falar nisso em Santarém? Simplesmente por que esta cidade teve um papel decisivo no movimento partindo daqui os primeiros veículos militares directo a Lisboa.

Mas esta cidade também tem a vista do Tejo, o túmulo do Pedro Alvares Cabral, varias igrejas históricas, muralhas belíssimas e tantas coisas que valem o passeio.