domingo, 9 de dezembro de 2018

Cortejo Elesbão Vive o crime o auto a fuga e a execução de um escravo na Campinas colonial. Parte Ii

O jovem sinhozinho foi morto com requintes de crueldade. Apos muita tortura dois escravos foram acusados pelo crime, julgados foram enviados a Sao Paulo de onde fogem, apos a captura um deles foi enforcado. 

ELESBÃO continua foragido por dois anos, uns dizem que escondido em Itatiba no Quilombo de Brotas outros que foi ao interior. Por fim foi capturado perto de seu antigo lar, enviado ao campo da forca no largo de Santa Cruz, acampamento de quarentena de escravos... foi enforcado e martirizado. 

Mas nossa historia nao termina assim, servindo para curar antigas feridas e incentivar a integracao entre os povos, valorizando a memoria, a cultura e a hamonia entre os povos.

#Campinas #teatroamador #elesbao #elesbantho #elesbaovive #historia #afro #escravo #julgamento


sábado, 8 de dezembro de 2018

Cortejo Elesbão Vive o crime o auto a fuga e a execução de um escravo na Campinas colonial

Primeira parte.

Temos os primordios da historia de Campinas com os bandeirantes invadindo o interior, seguindo os caminhos de peabiru chegam a Mato Grosso de Goias em aprasiveis campinas para capturar indios e procurarem riquezas naturais. 

Passamos pela fundação da vila, os primeiros habitantes, a elevacao, as primeiras eleicoes, a cana de acucar e o primeiros engenhos a chegada dos escravos africano, o ouro verde, ou seja o cafe e as senzalas. 

Por fim chegamos ao assassinato do Sinhozinho. Com a dor de uma mae que perdeu seu filho de maneira tão cruel... a perseguicao aos escravos... com diversas cenas cotidiano da Campinas colonial. Estamos na praca Bento Quirino o local onde surgiu e cresceu esta bela cidade.

#Campinas #teatroamador #elesbao #elesbantho #elesbaovive #historia #afro #escravo #julgamento


O auto de Elesbão... preparativos do Cortejo caminho pelo centro de Campinas.

Estamos no Centro de Campinas com o grupo Elesbantho partindo do antigo predio Museu da Cidade e caminhamos rumo a Praca Bento Quirino. Apregando ao povo a peça que sera exibida em breve.

E todos muitos animados cantam e batem palmas caminhando pelas ruas da cidade. Estamos no Centro de Campinas com o grupo Elesbantho partindo do antigo predio Museu da Cidade e caminhamos rumo a Praca Bento Quirino.

E todos muitos animados cantam e batem palmas caminhando pelas ruas da cidade. Estamos no Centro de Campinas com o grupo Elesbantho partindo do antigo predio Museu da Cidade e caminhamos rumo a Praca Bento Quirino.

E todos muitos animados cantam e batem palmas caminhando pelas ruas da cidade. Passamos pela Estaçao Ferroviaria, pelas diversas ruas, pela Catedral e rumamos para o antigo nucleo urbano da Vila de Sao Carlos.

No proximo video apresento alguns momentos da peca que seguiu rumo ao largo de Santa Cruz

#Campinas #teatroamador #elesbao #elesbantho #elesbaovive #historia #afro #escravo #julgamento


segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

In memoriun Vereador - LIA DE ARAÚJO OLIVEIRA MARCHI

Vereador - LIA DE ARAÚJO OLIVEIRA MARCHI - PPB - PPB

Eleita Vereadora pela legenda do PMDB, nas eleições 15/11/1982, com 545 votos, para um mandato de 6 anos. Tomou posse no dia 01/02/1983.

Eleita Vereadora pela legenda do PDS, nas eleições 15/11/1988, com 398 votos, para um mandato de 4 anos. Tomou posse no dia 01/01/1989, tendo sido escolhida para 1ª Vice-Presidente da Mesa Diretora, para os exercícios de 1989/1990.

Eleita Presidente da Mesa Diretora para o exercício de 1991.

Eleita 3ª Suplente de Vereadora pela legenda do PPB, nas eleições 03/10/1996, com 476 votos, tendo assumido a vereança em 29/09/1999, por um período de 08 dias, em substituição ao Vereador Sebastião Mantovani.

Legislaturas

DescriçãoData InícioData TérminoPartidoVotosCargo
9ª Legislatura02/02/198331/12/1988PMDBTitular
10ª Legislatura01/02/198931/12/1992PDSTitular

Proposituras

Tipo19911992Total
Projetos de Lei213
Total


Projetos de Lei (3)

Nº 88/1992 - 09/12/1992 - DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE VIA PÚBLICA - ANTINESCHA PRAVATO TRAUZOLA, NO LOTEAMENTO RESIDENCIAL FLAMBOYANT
Nº 89/1991 - 14/10/1991 - DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE VIA PÚBLICA. OVÍDIO NUNES DA COSTA, NA VILA BRASILEIRA

Nº 70/1991 - 27/08/1991 - DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - RUA ANTONIO BENEDETTI, LUIZ ANTONIO VICENTINI, NO NÚCLEO RES. PORTO SEGURO

213




Lia Araújo


Poesias



Eu ainda existo, sabia?

Ainda sou alegre, até moleca,

sei rir, contar piadas, continuo sapeca,

me iludo e vivo uma fantasia.



Como vê, não mudei.

Continuo a mesma mulher

que quando quer, sabe o que quer

as vezes... impossivel... bem sei.



Se me abalo com uma adversidade

lembro-me do pacto de fidelidade

que uma verdadeira amizade supõe.



O espaço , o tempo são ultrapassados

e meus dias continuam despreocupados...

como Deus quizer... como a vida me 

impõe.