quinta-feira, 10 de agosto de 2017

No alto da Serra do Mar esconde-se um tesouro

O tesouro da serra: São Luis do Paraitinga


Na época colonial barcos fundeavam nas protegidas enseadas de Ubatuba e enviando seus marinheiros para pegar suprimentos na serra, enquanto descarregavam viveres e embarcavam produtos de nossa terra.

Com o passar dos tempos um núcleo se formou no alto da Serra a meio caminho entre Taubaté e Ubatuba, fornecendo viveres, servindo de posto avançado para os bandeirantes e por fim posto de troca de mulas.

Um ciclo de ouro veio para esta cidade, a prosperidade trouxe riqueza para os moradores que construíram grandes casarões, uma bela igreja, atraíram imigrantes de terras longínquas. Belos exemplares de construções em taipa pilão, atualmente todas restauradas e conservando as ricas cores originais.

A cidade foi criada as margens do Rio Paraitinga, que ao mesmo tempo trouxe riqueza, vez por outras provoca a destruição através de grande enchentes, trombas d´água no alto da Serra aumentam o calda do rio, fazendo um rastro de destruição e morte.

Venham conhecer um cidade que conserva sua história, caminhe por ruas de paralelepípedos do século XIX, veja sobradinhos portugueses, casas de taipa pilão, casarios coloridos conservando a memoria do Brasil Colonial.


Sem comentários:

Enviar um comentário