🕯️ BESTIÁRIO BELLACOSA – VOLUME I
As Criaturas Canônicas da Fantasia e do RPG Clássico
Por Vagner Bellacosa
🧝♂️ 1. Elfos
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Origem: Mitologia nórdica e celta – seres luminosos (álfar) ligados à natureza e magia.
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Curiosidades: Símbolos de sabedoria e longevidade; em Tolkien, dividem-se em Vanyar, Noldor e Sindar.
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Forças: Agilidade, magia ancestral, sentidos apurados.
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Fraquezas: Orgulho, fragilidade física.
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Armas: Arcos élficos, espadas leves, magia elemental.
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Visual: Altos, esguios, orelhas pontudas, olhos radiantes, roupas naturais.
🧙♂️ 2. Magos / Feiticeiros
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Origem: Alquimistas, xamãs e sábios das tradições babilônicas e europeias.
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Curiosidades: O termo vem de magus, sacerdotes da Pérsia antiga.
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Forças: Magia arcana, manipulação de tempo e espaço.
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Fraquezas: Corpo frágil, dependência de mana e concentração.
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Armas: Cajados, grimórios, runas.
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Visual: Vestes longas, olhos brilhantes, aura mística.
⚒️ 3. Anões (Dwarfs)
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Origem: Mitologia nórdica (Dvergar) — mestres das forjas e mineradores dos reinos subterrâneos.
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Curiosidades: Forjaram Mjölnir (martelo de Thor).
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Forças: Resistência física, conhecimento de metais.
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Fraquezas: Baixa mobilidade e teimosia.
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Armas: Martelos, machados duplos, armaduras pesadas.
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Visual: Baixos, barbudos, robustos e sujos de fuligem.
🧌 4. Trolls
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Origem: Lendas escandinavas — monstros das montanhas e cavernas.
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Curiosidades: Alguns viram pedra ao nascer do sol.
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Forças: Força brutal, regeneração.
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Fraquezas: Luz solar, fogo, burrice.
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Armas: Clavas de pedra, árvores arrancadas.
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Visual: Gigantes deformados, pele grossa e cinzenta.
🐍 5. Kobolds
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Origem: Folclore germânico — espíritos de mina e casa, depois convertidos em monstros reptilianos.
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Curiosidades: Em D&D, lembram pequenos dragões bípedes.
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Forças: Agilidade, astúcia, criação de armadilhas.
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Fraquezas: Covardia e força física baixa.
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Armas: Lanças curtas, fogo, mecanismos.
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Visual: Pequenos, escamosos, focinho alongado, olhos amarelos.
🐺 6. Wargs
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Origem: Nórdica (“vargr”), lobos demoníacos.
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Forças: Força, velocidade, caçada em matilha.
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Fraquezas: Fogo e magia sagrada.
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Armas: Mordidas e garras.
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Visual: Lobos gigantes com olhos flamejantes.
🧟♂️ 7. Mortos-Vivos
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Origem: De mitos egípcios e cristãos; reanimados por necromancia.
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Forças: Imunes à dor e medo.
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Fraquezas: Luz divina e fogo.
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Armas: Variadas (espadas enferrujadas, garras).
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Visual: Cadavéricos, olhos vazios e aura fétida.
☠️ 8. Esqueletos
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Origem: Egípcia e medieval – representação do medo da morte.
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Forças: Resistência física e obediência cega.
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Fraquezas: Golpes de impacto e magia sagrada.
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Armas: Espadas, lanças, escudos.
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Visual: Ossos brancos, sem carne, olhos azuis espectrais.
🧠 9. Lichs
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Origem: Mitologia céltica e ficção moderna (D&D, Elder Scrolls).
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Forças: Magia imortal e necromancia.
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Fraquezas: Destruição do filactério.
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Armas: Cajado arcano e feitiços de morte.
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Visual: Mago esquelético com vestes nobres.
🧊 10. Slimes
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Origem: Ficção científica e folclore japonês (como entidade amorfa).
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Forças: Regeneração, corrosão.
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Fraquezas: Fogo e eletricidade.
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Armas: Corpo ácido e absorção.
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Visual: Massa gelatinosa translúcida.
🐉 11. Dragões
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Origem: Mitologia global — símbolo de poder e sabedoria.
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Forças: Voo, sopro elemental, resistência.
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Fraquezas: Vaidade e pontos vitais sob as escamas.
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Armas: Garras, cauda e fogo.
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Visual: Gigantescos, escamas coloridas, asas imensas.
🧟 12. Zumbis
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Origem: Tradição haitiana e mitos africanos sobre necromancia.
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Forças: Resistência e número.
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Fraquezas: Lentidão e falta de inteligência.
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Armas: Mordida e garras.
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Visual: Apodrecidos e esfarrapados.
🧛♂️ 13. Vampiros
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Origem: Folclore europeu (principalmente eslavo).
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Forças: Força, regeneração, imortalidade.
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Fraquezas: Sol, alho, prata e estacas.
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Armas: Presas e feitiços mentais.
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Visual: Pálidos, elegantes, olhos vermelhos.
👹 14. Orcs
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Origem: Inspirados por Tolkien; mistura de homens e goblins.
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Forças: Brutalidade, resistência e disciplina tribal.
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Fraquezas: Inteligência limitada e impulsividade.
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Armas: Espadas serradas, machados, lanças.
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Visual: Pele verde ou cinza, presas e músculos robustos.
👺 15. Goblins
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Origem: Folclore europeu e germânico; pequenos demônios travessos.
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Forças: Astúcia e número.
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Fraquezas: Medo e desorganização.
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Armas: Facas, fundas, bombas improvisadas.
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Visual: Pequenos, narigudos, de pele verde-amarelada.
🦎 16. Lizardmen (Homens-Lagarto)
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Origem: Mitos mesoamericanos e modernos (Warhammer).
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Forças: Escamas resistentes, força e nado.
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Fraquezas: Frio e magia elemental de gelo.
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Armas: Lanças, escudos e dentes.
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Visual: Reptilianos bípedes com cauda e olhos de réptil.
👹 17. Demônios / Infernais
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Origem: Religiões abrahâmicas e mitologias mesopotâmicas.
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Forças: Magia infernal e manipulação.
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Fraquezas: Fé, runas sagradas e luz divina.
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Armas: Garras, chamas, correntes infernais.
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Visual: Chifres, asas, olhos flamejantes.
👼 18. Anjos
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Origem: Judaico-cristã, mas reinterpretados em RPGs.
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Forças: Luz divina e imortalidade.
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Fraquezas: Orgulho e corrupção espiritual.
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Armas: Espadas de luz, lanças, bênçãos.
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Visual: Alados, radiantes, olhos dourados.
🧚♀️ 19. Fadas / Espíritos
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Origem: Mitologia celta — seres da natureza e portadores de sorte.
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Forças: Magia ilusória, voo, charme.
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Fraquezas: Ferro e descrença humana.
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Armas: Encantamentos e ilusões.
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Visual: Pequenas, translúcidas e luminosas.
🧞 20. Djinns / Gênios
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Origem: Mitologia árabe (jinn) — espíritos de fogo e vento.
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Forças: Magia elementar, manipulação da realidade.
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Fraquezas: Ligação a artefatos (lâmpadas, selos).
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Armas: Feitiços e metamorfose.
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Visual: Humanóides etéreos, corpo de fumaça.
📜 ENCERRAMENTO DO VOLUME I
O Bestiário Bellacosa é um compêndio de criaturas que cruzam história, mitologia e fantasia digital, mostrando como o imaginário coletivo transformou deuses, monstros e símbolos antigos em arquetipos de jogos modernos.

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