🕯️ BESTIÁRIO BELLACOSA – VOLUME II
Entidades, Criaturas Míticas e Elementais do Caos e da Ordem
Por Vagner Bellacosa
🦅 1. Grifos (Griffons)
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Origem: Mitologia grega e persa. Corpo de leão e cabeça de águia.
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Curiosidades: Guardiões de tesouros e artefatos divinos.
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Forças: Voo, garras afiadas, visão de águia.
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Fraquezas: Magia de vento e ataques à asa.
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Armas: Garras e bico cortante.
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Visual: Leão alado com olhos dourados e penas metálicas.
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Habitat: Montanhas e ruínas antigas.
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Nível de ameaça: 🟠 Médio-Alto.
🐂 2. Minotauros
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Origem: Mitologia grega — o monstro do labirinto de Creta.
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Curiosidades: Associado ao caos interior e à punição divina.
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Forças: Força bruta, instinto predador.
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Fraquezas: Estratégia e velocidade.
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Armas: Machado duplo, chifres.
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Visual: Corpo humanoide musculoso, cabeça de touro.
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Habitat: Labirintos, ruínas subterrâneas.
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Nível de ameaça: 🔴 Alto.
🐍 3. Quimeras
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Origem: Mitologia grega — mistura de leão, cabra e serpente.
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Curiosidades: Representa o desequilíbrio e o caos.
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Forças: Sopro de fogo e múltiplas cabeças.
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Fraquezas: Magia de gelo.
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Armas: Garras, cauda venenosa.
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Visual: Criatura híbrida com três cabeças distintas.
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Habitat: Desertos e regiões vulcânicas.
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Nível de ameaça: 🔴 Alto.
🗿 4. Golems
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Origem: Tradição judaica — ser de barro animado por palavras sagradas.
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Curiosidades: O nome vem do hebraico golem (“incompleto”).
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Forças: Resistência física, imunidade a veneno e dor.
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Fraquezas: Comandos mágicos e feitiços de controle.
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Armas: Força pura e esmagamento.
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Visual: Colosso de pedra ou argila com inscrições rúnicas.
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Habitat: Templos, fortalezas mágicas.
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Nível de ameaça: 🟠 Médio.
🔥 5. Elementais de Fogo
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Origem: Filosofia alquímica e mística persa.
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Curiosidades: Representam destruição e renascimento.
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Forças: Calor extremo, regeneração em chamas.
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Fraquezas: Água e gelo.
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Armas: Chamas, explosões, toque ardente.
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Visual: Corpo incandescente e olhos de magma.
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Habitat: Vulcões, planos ígneos.
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Nível de ameaça: 🔴 Alto.
🌊 6. Elementais de Água
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Origem: Mitologia greco-romana — ninfas e espíritos dos rios.
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Forças: Cura, camuflagem líquida, sufocamento.
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Fraquezas: Eletricidade e magia de vento.
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Armas: Correntes d’água, redemoinhos.
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Visual: Corpo translúcido, fluido e etéreo.
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Habitat: Lagos, mares e fontes sagradas.
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Nível de ameaça: 🟡 Médio.
🌪️ 7. Elementais de Ar
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Origem: Alquimia hermética; simbolizam o espírito e a liberdade.
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Forças: Velocidade e invisibilidade parcial.
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Fraquezas: Magia de terra e confinamento físico.
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Armas: Lâminas de vento, tornados.
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Visual: Silhueta feita de neblina e relâmpagos.
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Habitat: Céus e ruínas flutuantes.
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Nível de ameaça: 🟠 Médio.
⛰️ 8. Elementais de Terra
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Origem: Mitologia druídica e alquímica.
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Forças: Defesa altíssima e força colossal.
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Fraquezas: Magia de vento e ataques perfurantes.
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Armas: Punhos rochosos, terremotos.
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Visual: Gigante de pedra e musgo.
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Habitat: Montanhas, cavernas.
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Nível de ameaça: 🟠 Médio-Alto.
🕷️ 9. Aracnídeos Gigantes
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Origem: Mitologia africana (Anansi) e nórdica (Ungoliant).
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Curiosidades: Símbolos de teia do destino e medo primal.
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Forças: Veneno, armadilhas de teia, escalada.
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Fraquezas: Fogo e magia de luz.
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Armas: Mordida venenosa e teias sufocantes.
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Visual: Aranha colossus com olhos múltiplos e pelos grossos.
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Habitat: Florestas escuras e cavernas.
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Nível de ameaça: 🟠 Médio.
🐉 10. Wyverns
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Origem: Lendas medievais — versão mais selvagem do dragão.
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Curiosidades: Duas patas, asas imensas e cauda com ferrão.
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Forças: Voo rápido, veneno, ataques aéreos.
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Fraquezas: Asas frágeis e pouca inteligência.
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Armas: Garras e cauda venenosa.
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Visual: Dragão menor com olhar feroz.
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Habitat: Penhascos e desfiladeiros.
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Nível de ameaça: 🔴 Alto.
🧿 11. Basiliscos
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Origem: Mitologia greco-romana — “rei das serpentes”.
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Curiosidades: Seu olhar causa petrificação instantânea.
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Forças: Veneno mortal e olhar petrificante.
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Fraquezas: Reflexos (pode petrificar a si mesmo).
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Armas: Mordida e veneno.
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Visual: Serpente gigante com crista de galo.
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Habitat: Ruínas e desertos antigos.
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Nível de ameaça: 🔴 Muito alto.
🪶 12. Harpias
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Origem: Mitologia grega — espíritos do vento com corpo de ave e rosto feminino.
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Curiosidades: Representam punição divina e tormento.
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Forças: Voo rápido e grito paralisante.
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Fraquezas: Magia de som e ataques de longa distância.
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Armas: Garras e asas cortantes.
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Visual: Mulheres-aves com cabelos desgrenhados e olhos selvagens.
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Habitat: Falésias e cemitérios.
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Nível de ameaça: 🟡 Médio.
🌕 13. Lobisomens
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Origem: Folclore europeu e nórdico (vargr).
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Curiosidades: Amaldiçoados pela lua, divididos entre homem e fera.
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Forças: Regeneração, sentidos aguçados, força.
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Fraquezas: Prata, luz lunar e perda de controle.
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Armas: Garras e mordidas.
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Visual: Humanoide peludo, olhos amarelos e presas salientes.
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Habitat: Florestas e vilas isoladas.
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Nível de ameaça: 🔴 Alto.
👁️ 14. Beholders
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Origem: D&D (Gary Gygax, 1975).
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Curiosidades: Seres flutuantes com olho central e múltiplos tentáculos oculares.
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Forças: Feitiços oculares — raios mágicos variados.
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Fraquezas: Arrogância e ataques múltiplos coordenados.
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Armas: Raios desintegradores, sono, medo e antimagia.
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Visual: Esfera flutuante de carne e olhos.
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Habitat: Masmorras e planos aberrantes.
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Nível de ameaça: 🔴 Muito alto.
🐴 15. Pesadelos (Nightmares)
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Origem: Folclore europeu — cavalos demoníacos do submundo.
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Forças: Voo etéreo, chamas infernais.
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Fraquezas: Luz sagrada e purificação.
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Armas: Casco flamejante e respiração de fogo.
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Visual: Cavalo negro com crinas em chamas e olhos vermelhos.
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Habitat: Planos infernais e cemitérios.
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Nível de ameaça: 🔴 Alto.
🐉 16. Hidras
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Origem: Mitologia grega — serpente de múltiplas cabeças.
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Curiosidades: Cada cabeça cortada gera duas novas.
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Forças: Regeneração, múltiplos ataques simultâneos.
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Fraquezas: Fogo (impede regeneração).
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Armas: Mordidas múltiplas e veneno.
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Visual: Serpente colossal com várias cabeças rugindo.
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Habitat: Pântanos e lagos profundos.
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Nível de ameaça: 🔴 Muito alto.
🕯️ ENCERRAMENTO DO VOLUME II
O Volume II amplia o universo Bellacosa, unindo alquimia, mitologia e game design, revelando como cada criatura representa uma força primordial: ordem, caos, natureza, ou magia.
São arquétipos universais — pontes entre o sagrado e o selvagem, o humano e o mítico.

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