Este blog é um diário de viagens, cada entrada é relativo há uma viagem com fotos, filmes, links, artigos, desenhos tudo aquilo que possa enriquecer a descrição deste momento.
Eu sou quase um turista profissional que ama viajar, adora dormir em cama diferente e acordar em lugar estranho. Nao sou esquisito, sempre de maquina fotográfica em punho registro tudo e mais um pouco.
Seja BemVindo.
O dia foi grande, depois de nosso passeio por Morungaba onde vimos as caverna-viva de Bambu, as antenas Jedi da Embratel, o rio Jaguary onde percorremos uma boa distancia acompanhando as margens do rio, voltamos no final do dia para Itatiba.
No nosso retorno viemos acompanhando o por do sol, que nos iluminou com sua cor laranja ate a chegada em Itatiba, fomos curtindo a beleza da luz, o jogo das sombras, os farois dos carros. Aproveitei para capturar este pequeno momento.
Terminamos nossa visita a Morungaba e o rio Jaguary era de retornar, realmente a SP 360 eh show... a cada momento um jogo de luz provoca sombras impressionantes combinado com a paisagem, são diversos montes e picos, tornando a viagem um show.
A sombra cai sob dia que se encerra e as árvores ficam com sombras dançantes.
O Rio Jaguary fica a 300 metros depois da EMBRATEL sendo possível avistar a ponte, estrada de terra, cheia de cerca margeiam o rio, porem em alguns pontos possuem aberturas onde se pode apreciar o rio.
Depois de vermos as antenas Jedi (segundo o formiguinha), avançamos em direçao ao rio Jaguary que devido as constantes chuvas esta bem cheio escondendo as pedras. A rapaziada aproveitou o dia quente e mergulhou de cabeça nas aguas.
O formiguinha se divertiu vendo as pessoas nadando nas aguas barrentas do rio, sempre questionando se a agua estava suja.
Fundada em 1986, entre as montanhas da pequena cidade do interior paulista, local ideal, protegido de interferências eletromagnéticas, nascia a estação da Embratel. São Paulo como principal gerador de tráfego internacional do país, necessitava de um teleporto mais próximo, logo após sua fundação a estação ficou responsável por aproximadamente 40% do tráfego de todo país.
Por muitos anos a estação da Embratel, foi o orgulho para os moradores da pequena Morungaba.
Em 1998 Dezembro de 2003, encerrou suas atividades, pois cabos de fibra-óptica submarina, se tornavam populares, e aos poucos foram se tornando, alternativas mais rápidas e confiáveis para transmissão de sinais em longas distâncias.
Em contra partida, os sistemas de satélites sofriam, altos custos operacionais e condições adversas de clima como, ruído solar da cintilação ionosférica sem contar o delay (atraso), gerado em uma transmissão via satélite, esses motivos e outros foram levados em conta para permanente desativação desta estação.
E o nosso formiguinha ficou louquinho falando que aqui era a base Jedi do Star Wars
O trecho mais encantador da rodovia SP 360 e este ponto onde os bambus fazem um tunel dentro da estrada, são dois trechos, o primeiro com cerca de 10 metros e o segundo com 40 metros, tornando a estrada escura fazendo uma bela simbiose entre o asfalto e a natureza.
Quase chegando a Morungaba entramos no túnel, A temperatura fica mais fresca a estrada escurece, tornando ainda mais bonito este trecho.
SP 360 no trecho que liga Itatiba a Morunga, recentemente teve o asfalto recapeado, alguns trechos duplicados, nova sinalização, mas com curvas fantásticas e paisagem de sonho. Uma delicia trafegar por aqui.
Estamos saindo de Itatiba em direçao a Morungaba, onde vamos levar o formiguinha para conhecer o Rio Jaguary e a antena da Embratel.