segunda-feira, 2 de outubro de 2017

A estação Guanabara na linha Mogiana

Visitando a Estação Guanabara de Campinas

Parei o carro embaixo de uma figueira centenária cujo o tronco deve ter uns 5 metros de diâmetro e é tão alta quanto um prédio de 4 andares, fazendo sombra a outrora movimentada rua da estação. Estive passeando pelo lado de fora da estação, vendo a antiga bilheteria, o balcão do telegrafo, o sino do chefe da estação, os diversos tipos de edifícios que ainda existem no local.

Pensar que na década de 1990 esse local era um antro de entorpecentes e toxicodependentes, mendigos e prostitutas que conviviam no meio da sujeira e entulho, em um cenário de The Walking Dead, com tudo saqueado, vandalizados e em ruínas.

Num esforço popular e com muita pressão, a prefeitura revitalizou os prédios e transformou em um centro cultural com badaladas exposições, salvaram a estação e ao mesmo tempo a população ganhou um novo local para conviver e passar bons momentos.

Em Campinas ainda existem outros edifícios que necessitam auxiliam, não podemos amolecer e ficar parados, devemos lutar pelas construções históricas. Junte-se a nós, divulgue, partilhe, comente e curta.

Um pouco de historia

A principal estação de Campinas estava sobrecarregada com muita fila e tempo de espera alem do normal, para isso os engenheiros da Mogiana resolverem construir uma nova estação para desafogar o trafego e melhorar o retorno. Nascia assim a Estação Guanabara que durante mais de 60 anos foi um grande polo de transporte ferroviário enriquecendo mais ainda a cidade de Campinas.





Sem comentários:

Enviar um comentário