domingo, 15 de outubro de 2017

Onde esta a Estação Carlos Botelho? Companhia Carril Agrícola Funilense

O passado exposto do Mercado Municipal de Campinas.

Todos a bordo!!!! Estamos em mais uma exploração ferroviária, hoje em Campinas visitando a antiga e descaracterizada estação Carlos Botelho da antiga Ferrovia Funilense.

O Mercado Municipal de Campinas um prédio único com suas linhas moçárabes desenhado e construído por Ramos de Azevedo hoje abriga o Mercado Municipal, porem outrora fora o quilometro zero da Funilense, servindo de garagem, galpão, armazém, abrigo, deposito e escritório central desta ferrovia.

De um lado ferrovia com trilhos e do outro doca seca para desembarque e embarque de produtos agrícolas da região, venha ate aqui e solte sua imaginação para viajar no tempo das locomotivas a vapor.

Um belo exemplo da arquitetura inovadora de Ramos de Azevedo, memoria viva do século XIX, quando nosso país fervilhava em ideias, o progresso obtido pelas receitas do café fez Campinas crescer, tanto economicamente, como culturalmente, escritores, jornalistas, músicos, poetas e pintores. Sendo o exponente máximo o maestro Carlos Gomes.

A imigração trouxe novos habitantes e diversos distritos se transformaram em cidades, fazendo o mapa de São Paulo fragmentar-se como uma colcha de retalhos, vivo, pulsante e cheio de vida. Tal como é o mercadão hoje, venha visitar e sentir os aromas das especiarias, comprar peixes e mariscos frescos, grãos e frutos secos.

Quando estiver aqui, pense que aqui era uma estação com locomotiva a vapor chegando e apitando forte piuuuiiiiiiiiiiiii!!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário