quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Visite o Museu Ferroviário do Entrocamento

Uma volta pela cidade-museu ferroviária do Entrocamento

O sonho de qualquer pessoa que ama trens e locomotivas. Imagine um Museu que guarda em seu interior quase 200 anos de historia do transporte sobre os trilhos, vejam as primeiras locomotivas a vapor que percorreram os carris portugueses, vagões imperais com todo o luxo a disposição dos monarcas.

Veja os moveis, utensílios e ferramentas usadas nas oficinas e escritórios da CP, andando pelas diversas salas do museu podemos ser maquinistas virtuais num simulador de trem, achar maquetes e reproduções de velhas maquinas.

Conhecer os atenciosos funcionários do Museu, sempre dispostos a contar algum detalhe e enriquecer a visita com causos antigos, para os miúdos existe uma replica de locomotiva com diversos botões para explorar visualmente como funciona a locomotiva.

Agora o ponto alto da visita é o Galpão rotunda com dezenas de locomotivas expostas, algumas totalmente restauradas e outras em vias de restaura-la, as melhores estão expostas na rotunda. Ande pelos trilhos e sinta-se como um maquinistas, mas cuidado para o trem não te pegar.

Este museu vale pela visita, uma verdade aula de engenharia mecânica com diversas maquinas e equipamentos prontos para serem visualizados.


Um pouco de historia

Conforme prometido estamos no Museu Ferroviário do Entroncamento. Aqui foi construído uma rotunda com galpão para armazenar e proteger diversas locomotivas históricas da CP (Companhia Portuguesa de Carris de Ferro) com diversas locomotivas (a vapor, elétricas, diesel ), tender, guindastes, gruas,  vagões de carga (fechados, gondolas, hopper, plataforma, prancha, tanque, gaiola e frigorífero) e carros de passageiros restaurados de 1ª e 2ª classe.. 

No museu temos varias replicas, peças e equipamentos e ate uma miniatura da locomotiva 001, a primeira locomotiva a vapor que pertenceu a realeza e serviu a linha de Cascais. Visitem o Museu Ferroviário Nacional.




Sem comentários:

Enviar um comentário