Uma estação que faz meu coração bater apertado.
Alguns lugares nos emocionam e faze-nos parar o tempo por alguns minutos para apreciar as memorias. A Estação Ferroviária de Amparo é uma delas. Passada quase a duas décadas e meias, desde a primeira vez que aqui estive.
Agora sempre que venho aqui, meu coração bate mais forte. Pena que nesta visita atual tenha encontrado a estação bem deteriorada. O prédio esta abandonado, a pintura esta caindo, o prédio sem uso.
Infelizmente dizendo no bom português, bem largada, nos últimos anos foi radio, cinema, lanchonete, sede da guarda municipal, agora tudo vazio, Até 1965 quando os trens vinham de Jaguariúna trazendo carga e passageiros era cheia de via com os trens chegando e saindo, pessoas se hospedando nos hotéis próximos, vendedores, como já falamos, posteriormente num passado recente sediou um cinema e radio, hoje esta abandonada... vamos lutar para voltar ao bom uso, quiça ate adotar uma locomotiva a vapor e dar mais vida a este belo prédio.
Um pouco de Historia
A estação central de Amparo durante muito tempo foi o ponto final, por isso aqui havia rotunda, depósitos e armazéns, oficina e o belo prédio a esquerda era a casa do chefe da estação. Imagine que na época da colheita do cafe, ela funcionava 24 horas por dia, chegando carroças com sacas de café, operários carregando vagões, outros engatando os vagões e ainda outros manobrando, tudo para despachar o café o mais rápido possível rumo ao porto de Santos.
Sem comentários:
Enviar um comentário