Translate

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

SP 075 : Chegando a Salto e apreciando um belo sol poente

Vendo o por do sol em outro angulo.


Normalmente nossas viagens são rumo a oeste a caminho da cidade de Campinas, por isso o sol poente sempre esta a frente do veiculo, nos ofertando um luz avermelhada diretamente a nossa frente, hoje mudamos o rumo de nossa viagem.

A caminho de sudoeste rumo a Sorocaba estamos com o poente a nossa direita e estamos trafegando na SP 075, curtimos um sábado muito agradável, onde saboreamos pratos típicos da culinária Suíça, apreciamos danças tipicas, assistimos demonstração de tiro ao alvo com arcos, besta e pistola e ainda visitamos antigas instalações da Estrada de Ferro Sorocabana.

Agora rumando para Sorocabana e temos esta bela visão do horizonte, vendo a silhuetas dos prédios crescendo pouco a pouco, sobre a luz avermelhada do poente, esta cidade é Salto, dentro de 30 minutos estaremos em Sorocaba.

Um alerta aos viajantes o piso desta estrada esta muito irregular, o asfalto apresenta muios remendos e por isso esta cheio de lombos e calombos, fazendo nosso carro ficar aos pulinhos feito um cabrito montanhês.




quinta-feira, 14 de setembro de 2017

SP 075: Passando por Itu Rumo a Sorocaba

Viajando pela rodovia SP 075


Nossa viagem como sempre começou em Itatiba, passando pelas terras de Valinhos e Campinas, estradas que usamos cotidianamente e já foram temas de outros vídeos do nosso canal, após um dia agradável em Indaiatuba visitando a antiga estação central da cidade, lembranças da época áurea da cafeicultura e participamos da festa na Colônia Helvetia,  rumamos a Sorocaba e desta vez, passando por terras de Salto e Itu.

Estamos falando de nossa viagem pela rodovia SP 075, praticamente percorremos todo a sua extensão, do final dela em Campinas até o seu inicio em Sorocaba. Viajando pela Rodovia Engenheiro Ermínio de Oliveira Penteado foi bem tranquilo, apesar de achar meio caro o pedágio e este trecho ter alguns buracos e calombos na pista, que acredito não ser justo pelo atual estado de conservação desta rodovia.

Em toda a sua extensão ela é duplicada e podemos dirigir em maior velocidade, passamos por ferrovias, fazendas, fabricas, centros de logística que indicam como esta região é prospera e gera muitos empregos.

A parte mais encantadora é quando passamos por Salto/Itu com suas antigas chaminés das olarias que margeavam o rio Tietê, produzindo telhas e tijolos usadas para o crescimento de São Paulo, temos também o Rio Tietê, um grande rio poluído, próximos a estrada, relembrando o longo caminho que os bandeirantes fizeram partindo da longínqua São Paulo de Paraitinga em pequenas canoas e mulas para adentrarem ao interior do país.

Notem o transito na estrada é perturbador, pois estamos num sábado a tarde e veja a quantidade de veículos trafegando para lá e cá e lúdico ver as lanternas vermelhas e os faróis altos, vejam também os diversos modelos de pontes e viadutos em nosso caminho.



quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Broletto : Coral cantando no centro de Novara

Cantando Enigma no interior do Broletto.


O Broletto era a antiga sede de uma cidade situada na província do Piemonte, mais precisamente na cidade de Novara,  cidade rica em monumentos antigos, possuindo um castelo bem conservado, uma porta medieval, restos da muralha, diversas igrejas e um patrono que foi imortalizado em uma belíssima catedral.

Antes de chegarmos no tema musical, deixe-me falar um pouco sobre Novara, uma rica cidade do norte da Italia, com grandes plantações de arroz, sendo um entrocamento ferroviária possibilita ligação a diversas cidades e seu legado religioso é composto por catedrais, basílicas e igrejas espalhados por todo o município.

Seu centro histórico mantem todo o traçado medieval, com ruas estreitas, circulares e com diversos becos sem saída, ainda possui calçamento em pedra e diversos casarões que remetem ao século XV e o renascimento.

O Broletto parece uma fortaleza com torres e um claustro com fonte e diversos balcões e corredores apoiados por arcos e colunas, uma impressionante construção com seus tijolos e acabamentos, em seu claustro no outono de 2012, foi promovido um evento cultural em que um coral interpretou diversas canções do grupo Enigma

Na Itália é sempre assim, são raros os finais de semana que não acontece algum evento cultural. Não me canso de repetir que o povo italiano adora conviver, apreciando consertos musicais, corais, duetos, trios, quartetos, quintetos e orquestras, museus com exposições e tantos prédios históricos nos aguardam, sempre terminando em algum bom local para comer um petisco delicioso.




terça-feira, 12 de setembro de 2017

Canção no Seixal: O Barbinha e sua turma se despedindo de mais um ano.

Cantoria de Natal: as crianças do externato Do Ré Mi cantando o Natal 


Estamos em Dezembro de 2012 e as crianças do Do Ré Mi, trabalharam bastante para preparar a festa de final de ano. Muito ensaio nas aulas de música, a professora treinou bastante com os coelhinhos, peixinhos e patinhos. Até mesmo os miúdos do ATL se esforçaram bastante.

Foi um show com diversos musicais, cada sala fez sua apresentação e ao final todos se uniram para fazer um grande coral. cantando Jingle Jingle Bell, Jingle Bell, o Natal esta a chegar... que delicia ouvir o coração se enche de alegria.

Ver aquelas carinhas larocas cantando e dançando todos felizes com a alegria da quadra festiva, feliz natal a todos.




Jingle Bells (Bate o Sino Pequenino)


Hoje a noite é bela
Juntos eu e ela
Vamos a capela
Felizes a rezar.

Ao soar o sino
Sino pequenino
Vem o Deus-Menino
Nos abençoar.

Bate o sino pequenino
Sino de Belém
Já nasceu o Deus menino
Para o nosso bem!

É Natal, é Natal
Sininhos de luz!
Replicai, badalai
Que nasceu Jesus!

Paz na Terra pede
O sino alegre a cantar!
Abençoe, Deus Menino
Sempre o nosso lar!

A Todos um Bom Natal


Refrão:

A todos um bom Natal (bis)

Que seja um bom Natal

Para todos nós.


No Natal pela manhã

Ouvem-se os sinos tocar

Há uma grande alegria

No ar


Refrão


Nesta manhã de Natal

Há em todos os países

Muitos milhões de meninos

Felizes


Refrão


Vão aos saltos pela casa

Descalços ou em chinelas

Procurar as suas prendas

Tão belas


Refrão


Depois há danças de roda

As crianças dão as mãos

No Natal todos se sentem

Irmãos


Refrão


Se isto fosse verdade

Para todos os meninos

Era bom ouvir os sinos

Cantar


Refrão


Brilha lá no Céu


Brilha, brilha, lá no céu,
A estrelinha que nasceu.
Logo outra surge ao lado
Fica o céu iluminado.
Brilha, brilha, lá no céu,
A estrelinha que nasceu.


segunda-feira, 11 de setembro de 2017

As brincadeiras no baloiço no jardim

As brincadeiras no parquinho infantil com o Barbinha.

Com a chegada da primavera, aqueles dias presos dentro de casa acabaram, o pequeno Luigi esta maluco para brincar, correr e bagunçar pelo parque, pegar o ar fresco do final do dia, por sorte em nosso bairro existem diversos parquinhos.

Isso deveria servir de lição para nós brasileiros, nos bairros residenciais deveriam haver áreas para atividade infantil, assim os miúdos poderiam correr, saltar, girar, pular, subir, escorregar e queimar muita energia.

Lamentável o modelo dos bairros aqui em Itatiba, por exemplo no Jardim Arizona não existe uma área destinada a atividade infantil, nosso bairro é composto por 6 ruas e uma avenida, provavelmente 400 casas, mais ou menos, é a única área comum possui uma academia de ginastica, que quase não tem utilização, talvez se tivesse um monitor haveria mais pessoas interessadas em participar.

Mas voltando a Portugal as crianças aproveitam e muito as áreas comuns com seus parquinhos, os brinquedos mais comuns são os escorregadores, molas em formato de cavalinho, gaiolinhas para subir e ficar pendurado e brinquedos em madeira tipo trem e vagões, casinhas etc.

O Luigi adora havia dias que rodávamos os 3 parquinhos próximo a casa, pois ele queria experimentar todos os brinquedos e encontrar os amiguinhos.



domingo, 10 de setembro de 2017

Um maluco atormentando o galo na Quinta Pedagógica dos Olivais

Um passeio divertido na Quinta dos Olivais

Um belo domingo de sol nos convida para uma voltinha, levar o pequeno Luigi para dar uma volta, tomar sol, resolvemos pegar um ar puro a beira do Rio Tejo, por isso escolhemos ir a Lisboa, no parque da Expo.

Aproveitando a ida a Lisboa, fizemos um pit stop nos Olivais, visitamos a Quinta Pedagógica dos Olivais, um espaço mantido pela Câmara Municipal de Lisboa como parque educativo e área de contato e integração das crianças com a vida no campo.

A Quinta Pedagógica dos Olivais é uma quinta completa, dentro da cidade, possui casas tipicas do interior de Portugal, para os miúdos em animadas excursões escolares visitarem o paiol, a nora, o forno a lenha, o galinheiro, o horrio, o estabulo, o curral.

Com animais doceis a crianças podem alimentar patos e galinhas, escovar pôneis e cavalgar pela quinta, brincar com as ovelhas e seus burreguinhos, ver cabritos saltitantes e curiosos e por fim ver lindos coelhinhos em sua casinha.

Nas atividades rurais  aprender noções de cerâmica, tosquia de ovelhas, coloração da la, receitas deliciosas e remédios naturais. Um verdadeiro tesouro do campo, disponível para as crianças.

Meu filho adorou esse contato com a natureza, uma visão única de animais domesticados da quinta, ficamos fazendo a maior farra com as galinhas, tinha um galo cantando e o pai doidão, quis imitar o som do galo, e com começaram a aparecer um monte de aves: galinhas, patos, perus

O Barbinha queria dar comida aos bichinhos, mas desta vez não trouxemos um saquinho com pães, por isso ficamos apenas na visita.



sábado, 9 de setembro de 2017

Um torneio de Esgrima em Chiavari 2012

Uma tarde esportiva assistindo um torneio de esgrima

Um estado forte é aquele que respeita seu povo, tornando-o amado por seus habitantes e invejados pelos estrangeiros, a Itália como nação oferece a todos em seu território, oportunidades únicas: desde o ensino de idiomas a imigrantes, a cursos de arte, exposição de artes, museus gratuitos e cidade limpas, bem cuidadas e que respeitam o cidadão.

Com uma grande rede de transporte publico conseguimos passear por diversos municípios e conhecer seus principais pontos turísticos, monumentos e pontos de interesse, em quase 3 anos que aqui vivi, aproveitei mais conhecer ao menos 50 municípios.

Estava visitando  província da Ligúria, mais precisamente na cidade de Chiavari, fui a praia, andei pelos cantinhos todo da cidade e qual a minha surpresa ao passar pelo centro da cidade, vejo uma multidão e ouço sons de torcida.

Fico imaginando o que estaria ocorrendo? Show de rua? Festa popular? Nada disso meus amigos, foi um campeonato de esgrima, montaram uma pista com placar eletrônico e tudo o mais. Os juizes em suas posições, os atletas todos paramentados com luvas, mascaras, roupas especiais. 

E o combate estava correndo solto, com gritos da torcida cada vez que um dos atletas faziam ponto, só não consegui identificar sera sabre, florete ou espada, quem for especialista deixa um comentário abaixo.