Este blog é um diário de viagens, cada entrada é relativo há uma viagem com fotos, filmes, links, artigos, desenhos tudo aquilo que possa enriquecer a descrição deste momento.
Eu sou quase um turista profissional que ama viajar, adora dormir em cama diferente e acordar em lugar estranho. Nao sou esquisito, sempre de maquina fotográfica em punho registro tudo e mais um pouco.
Seja BemVindo.
Que bela metáfora da vida privada, eis uma gaiola bem divertida desde tartarugas as carpas, de Tucanos, a pavoes, marrecos e faisões... todos juntinhos no xadrez.
Sera que isso algum dia aconteceria? kkkkk Mas tirando as piadas de mau gosto. Foi tão bacana assistir os bichinhos e explicar para o formiguinha algo sobre eles.
Um pouco triste ver tão belas aves presas em gaiolas, mas tem o lado educativo em mostrar aves que uma criança dificilmente veria no dia a dia.
De barriguinha cheia após um suculento almoço de costela na brasa, feita num fogo de chao durante horas para a alegria dos gulosinhos de plantão.
Explorando o local encontrei outra gaiolas, sao varias, desta vez com 2 araras meio bagunceiras, e eh claro que guardei o registro para a posteridade, vale a pena ver a bagunça que elas fazem.
Uma delas eh extremamente ante social e sacaneia directo com a vizinha, avacalhando a performance do show da outra, por ai a fora.
Após a loucura que foi as enchentes do Rio Atibaia na rodovia Dom Pedro I, estamos aqui as suas margens apreciando o rio descendo calmamente.
Estamos num restaurante a beira da estrada, que foi muito bem pensando, que alem de uma boa refeição tem todo um espaço lúdico.
Jardins, parquinho, deque, aves exóticas e é claro musica ao vivo, ao fundo ouvimos a apresentação do cantor, eu é o formiga aproveitamos para explorar todo o espaço.
Inclusive ficamos aqui vendo o rio e conversando aproveitando ao máximo a bela paisagem, mantendo algumas árvores nativas e bastante verde, nem parece que estamos as margens de uma das mais movimentadas estradas do estado.
Estamos em Sorocaba no dia 24/03/2016 e estamos perante a ultima grande chuva da estação de chuvas de 2016.
Sorocaba foi assolada por um vendaval e forte pancada de chuva, o vento uivava, as árvores gemiam, a chuva caia forte e os relâmpagos assustavam as crianças.
Foram 30 minutos de pancada que serviram para deixar todos em alerta, assustados temendo uma nova inundação.
Após um fabuloso bacalhau regado há um bom vinho branco do Minho. Estou sentando no sofá curtindo aquela preguiça das boas.
Quando o formiga em pânico vem correndo em minha Direcção com medo de uma libélula. Dizendo que a professora disse que ela era perigosa.
Levanto pego a filmadora e aqui estou eu, filmando uma aleluinha a tarde. Ela era pequenina e a vidraça deixou ela muito atrapalhada, tentando fugir mas mesmo assim presa em casa.
Transito infernal na marginal Pinheiros, tudo enrolado todo mundo querendo sair de Sampa.
Para e arranca, apesar de tudo ainda estamos bem, dentro em pouco o caos sera instalado. Marginal Tiete começa a parar, a Pinheiro flui com lentidão.
O Fretado chegou e cá estou filmando a janelinha... fazendo este pequeno apanhado do caos reinante em Sampa. Quando será que esta cidade terá jeito?
Por que o metro não constrói mais linhas? Porque o trem não liga as cidades satélites? Por que depender tanto de automóveis e ónibus. Poluição, gastos de combustíveis fosseis, ineficiência, estradas e ruas precárias.
Multas e mais multas, o grande irmão aqui esta para te pegar e fotografar seu veiculo. Nao tem como escapar.
domingo, 20 de março de 2016
Outro viveiro de aves
Realmente este restaurante é uma caixinha de surpresas, encontramos outro viveiro, agora povoado de Agapornes, periquitos, papagaios, patos e no laguinho logo abaixo peixes.
O Formiguinha deu um grito de satisfação quando viu tamanha algazarra dentro do viveiro, realmente é uma diversão sem fim, ver a bagunça que nossos amigos empenados fazem.
Um pouco triste ver tão alegres aves presas em um viveiro, mas é agradável ao olhar ver tantas espécies juntas.
Estamos na sessão de chuva e hoje para não perder o habito, levamos com mais uma tempestade de verão.
A Camara Municipal e entorno ficaram todas alagadas, transito lento e muita sujeira nas ruas. A enxurrada descendo do engenho em Direcção a SP 360, o ribeirão Jacaré subindo acima do seu nível.
O temor de novos alagamentos é real, a cidade encontra-se no caos da tempestade da semana anterior. Por sorte após quase 90 minutos de chuva, não houve danos maiores, apenas o transito que permaneceu ate quase oito horas da noite.
Para aqueles que não conhecem o parque do Taquaral recomendo vivamente que o visitem. Este parque é fantástico cheio de segredos para serem explorados e descobertos.
Tem um que relembra o passado glorioso dos Bondes Eletricos que percorre boa parte do parque levando os turistas a viajarem ao passado e relembrarem como era o transporte publico no passado.
As crianças deliram ao verem o bondinho passando, os trilhos no parque dão um certo charme e as plataformas estrategicamentes distribuídas permitem um bom passeio.
Levar o pequeno no parque do Taquaral, para correr, brincar e pular, gastando toda a energia acumulada... e depois ao final do dia. Terminar em grande assistindo a orquestra de Campinas.
Recebemos uma bela sessão com uma historia completa onde pude ensinar alguns fundamentos para o pequenino e nos deliciar ouvindo boa musica.
Campinas é uma cidade privilegiada, pois fornece cultura a todos em diversos pontos da cidade.
Caminhando em Direcção a concha acústica, nos deparamos com varias aves aquáticas reunidas no clubinho... claro que o Formiguinha e seu amigo imaginário não podiam deixar de fazer piada.
Os bichos reunidos aguardando o por do sol, a espera que os humanos chatos retornem as suas casas para enfim descansarem e aproveitarem a merecida paz.
Varias espécimes convivendo e dividindo seu territórios e no jogo do Formiguinha aquilo é a festa dos Patos.
Domingo foi um dia especial com musica clássica e orquestra na Concha Acústica do Parque de Portugal em Campinas.
Porem com todos o rebuliço do Lula quase Ministro e impeachment da Dilma a cidade estava em verde e amarela, ate a orquestra fugindo da sua posição apolitica, mostrou seu apoio a vontade popular.
Foi tocado o hino nacional e o publico apoiou completamente a iniciativa, realmente estamos em tempos difíceis, aqueles que confiaram na esquerda para melhorar o pais, vê-se agora com tamanha desilusão.
O povo fica boquiaberto com tamanho cinismo e roubalheira do património publico, nossa é horrível ver pessoas que eram da classe media baixa, de repente milionários com patrimónios difíceis de explicar, ver pessoas que ocupavam cargos operacionais sem nenhum tipo de potencialidade, se transformam em empresários de sucesso.
O parque Portugal vulgarmente conhecido como parque do Taquaral é um lugar cheio de surpresas...
Existem estátuas de ursos pandas, elefantes e ate uma sucuri.... além da famosa caravela na lagoa do Taquaral, o bonde, a concha acústica.
Para as crianças sempre é motivo de uma boa brincadeira se divertir fazendo a farra nas estátuas.
Todos querem fotografar, brincar, participar e curtir bem o dia neste parque fabuloso.
Um gato escondido.
Coitado do gato que tava na dele bem escondidinho debaixo do banco, esperando o agito passar quando de repente sua paz acabou, enquanto 2 maluquinhos ficavam espionando-o.
Este dia estava uma delicia, muitos e muitos bichinhos soltos, gatos, passaros, cisneis, gansos, patos, marrecos e capivaras. O formiguinha ficou louquinho para chegar mais perto das capivaras, mas a prudência fez-lo ficar numa distancia segura, mesmo tendo um rio entre eles.
Foi uma delicia levar o formiguinha para passear e fazer uma boa bagunça no parque :)
Domingo no parque, dia de bagunça explorando os pedalinhos da Lagoa do Taquaral, agora recolhidas mas durante o dia fazem a alegria das crianças e dos adultos.
Com a ajuda do Formiguinha vamos descobrindo os briquedos e explorando todos os detalhes do porto e ancoragem, bem como o barco dos bombeiros que é a grande curiosidade do Formiguinha.
Continuamos nosso dia agradável passeando no Taquaral, andando pela lagoa, brincando com os patos, um dia delicioso.
O formiguinha se divertindo com a bagunça, zoando, correndo, pulando e fazendo arte. Ate tentei imitar o pato Donald para provocar os patos da lagoa, sempre explorando, usando a imaginação e brincando.
O parque de Portugal tem muita coisa lúdica, que encantam as crianças, a lagoa, o bonde, a caravela, os pedalinhos, aves aquáticas, pista para caminhada. Tanta coisa que vale a pena perder algumas horas do dia aqui.
Nada como ir esticar as pernocas no parque Taquaral em Campinas, aproveitamos o dia de sol em que a chuva nos deu uma boa trégua e cá estamos.
O parque estava lotado basicamente todo mundo teve a mesma ideia e aqui estamos nos, batendo perna e vendo os bichinhos soltos aproveitando o dia.
Mais tarde vamos ate a concha acústica terá um concerto com a orquestra de Campinas, isso se o tempo não virar e cair uma bela chuvarada.
Sabe que tem uma curiosidade para os que são forasteiros de Campinas, na verdade o parque se chama Parque Portugal e somente a lagoa é que se chama "Lagoa do Taquaral", mas por vontade popular o nome da lagoa acabou nominando o parque e o entorno do parque.
A mega tromba d'agua ainda não parou de causar danos.
Se pensas que os estragos acabaram, infelizmente ainda não, o rio Atibaia subiu 9 metros acima do seu leito. Cobrindo as pistas da Rodovia Dom Pedro I. E mesmo a noite o rio ainda não havia descido para níveis aceitáveis.
Todos aqueles que cansados de um dia de trabalho e loucos para retornar ao conforto do lar, tiveram mais esta chatice, ficar presos na pista esperando o comboio passar por entre as aguas. Seria tao bom se existe uma linha férrea interligando nossas cidades, sonhando com um dia em que houvesse menos carros nas ruas e todos se locomovessem mais rápidos através de ferrovia.
Tudo parado com tráfego condicionado, devido o temor da pista ceder e ou carros serem arrastados pelo rio. O perigo existe a policia rodoviária esta ali presente para auxiliar.
Nossa esta semana foi o caos na região de Campinas com uma mega tempestade que destruiu muitas propriedades e deixou muitos prejuízos. O Rio Atibaia com uma vazão em que alguns pontos atingiu 9 metros de alturas do leito normal.
Porem depois de tanta confusão a mãe natureza nos brindou com um belíssimo por do sol. O céu com seu jogo de cores, ver a cidade se iluminando progressivamente conforme se acendem as luzes, o sol la no horizonte deixando um rastro vermelho no céu.
Enfim um pouco de conforto após tanto stress. Poder deliciar-me apreciando o sol poente com a cidade das andorinhas como cenário de fundo.
Rio Atibaia e o alagamento e congestionamento na SP 065 Dom Pedro.
Quem pensa que o caos acabou no dia 10-03-2016 esta enganado. Hoje continua o caos e confusão, agora e a rodovia Dom Pedro parada nos kilometros 116 ate 123, devido ao transbordamento do rio Atibaia na saída de Joaquim Egídio.
Gente foi um inferno para rodar 7 kms levamos quase 2 horas, para piorar a situação o tempo começou a fechar e imaginamos que vinha mais chuva. Por sorte não ocorreu.
Aqui esta um trecho da filmagem. Quem tiver paciência existe um video mais longo com todo o percurso e um extra do engarrafamento a noite.
Esta tromba d'agua / tempestade tropical vai ficar nos anais como uma das mais destrutivas desta geração. Perdas humanas, financeiras e patrimoniais ... o negocio foi feio. Vamos esperar o correr do mês para ver as reparações.
Como um evento prejudica a vida de tanta gente, devido ao alagamento das pistas da Rodovia Dom Pedro em Campinas, houve um grande congestionamento que começou no quilometro 116 e seguiu ate o 122.
A pista estava alagada e a policia rodoviária manteve o local sobre vigilância, auxiliando os motoristas a passarem e verificando a integridade da pista.
Foram quase 2 horas presos sem nenhuma informação nas rádios e outros meios de comunicação, seria interessante que houvessem mais informação na Internet, em radio e outros meios.
Uma coisa que nos faz pensar, realmente apesar de todo progresso tecnológico somos reféns das condições climatéricas: um ribeirão que transborda e destruiu meia cidade, uma das principais artérias de São Paulo não ter uma sistema de contingência para transbordamento de rios, barrancos ruindo e enchendo as pistas de barro, Realmente deveríamos aprender com os erros e tentar remediar estas situações para que no futuro nao voltassem a ocorrer.
Sabe aquela situação em que o copo esta meio cheio?
No dia 10-03-2016 caiu a mãe de todas as tempestades em Itatiba, trouxe alagamentos, destruição, perdas financeiras. A parte baixa da cidade teve correnteza com quase 3 metros de alturas.
Vários prédios foram destruídos, a Biblioteca foi alagada, o Mercadao, o Dia e o DiCicco tiveram perdas total. Existem relatos assustadores sobre a enchente de pequenos comércios que perderam tudo, ate a fabrica da Scavone foi seriamente atingida perdendo varias matérias primas.
Tentando trazer um pouco de alegria e riso neste momento de calamidade, eu também não deixei de registrar o diluvio. Porem com o meu espírito brincalhão, vamos rir um pouco, pois minha casa virou uma piscina.
A Ju sempre quis uma piscina, agora ela ja tem uma, com direito a espelho d'agua e cascata. Foi tanta agua que quase precisamos de guarda chuva dentro de casa. Foi o caos era agua para tudo quanto era lado.
Foram quase 3 horas de chuva sem parar. Literalmente as aguas de março vieram com força total e o alkimino agradece que suas represas vão respirar aliviadas com a recuperação dos reservatórios.