sábado, 7 de outubro de 2017

Nazaré e o funicular da cidade alta

Subindo ate a capela


Na parte baixa da cidade existe um fantástico funicular que nos leva para uma colina, onde tem  as diversas estruturas da cidade alta. Subindo por uma encosta de aproximadamente 300 metros sobre trilhos, vislumbrando o oceano e a cidade que vai ficando pequenina la embaixo.

Ao chegarmos no final dos trilhos, nos deparamos com uma bela igreja, comercio, mirante, aqui sentimos todo o vento do oceano com seu cheiro delicioso de sal, aquela brisa marinha que nos transporta para o verão. Tendo uma visão privilegiada do Atlântico

No passado aqui ficavam os vigias, protegendo os moradores da parte baixo, das razias de piratas em busca de escravos para os mercados de escravos do norte de África. Na idade media mulheres brancas eram muito valorizados nos haréns espalhados por esse mundo afora e Nazaré por sua posição longe de grandes fortificações era alvo dos sarracenos.

Com um sinal de sinos os vigias avisavam os moradores que assim buscavam abrigo ao serem avistados barcos inimigos, enquanto um mensageiro corria para buscar ajuda na fortaleza mais proxima.

Mas Nazaré não é só tradição e passado, também tem praia, ondas gigantes e muitos surfistas que aqui vem para encontrar a onda perfeita, a mãe de todas as ondas com 30 metros de altura e surfada por Mcnamara em Novembro de 2011. 

Explore a região e conheça as outras vilas, seus prédios históricos, sua culinária tipica e beba um bom vinho, após subir o funicular aprecie o mar e as praias aos arredores, sinta a brisa gelada do Atlântico Norte.


sexta-feira, 6 de outubro de 2017

O Alfa-Pendular viajando rumo ao Entroncamento

As Viagens velozes a bordo do Alfa-pendular

Este trem já foi tema de outros vídeos de nosso canal, mas não me canso de criar materiais para ele, se esta vendo pela primeira vez, leia abaixo o resumo desta máquina veloz.

Estamos viajando no Alfa-pendular rumo a estação do Entroncamento, uma viagem rápida num trem rápido, este vídeo apresenta alguns detalhes da viagem, da carruagem de passageiro, da estação e do museu do Entrocamento.

Eu e meu filho partilhamos do mesmo amor por trens e ferrovias, sempre que podemos estamos fazendo algum tipo de aventura que envolva trens. O apito do revisor, o sinal de bandeira e mesmo o grito todos a bordo, fazem parte do imaginário popular, algo que dificilmente os ônibus iram tirar.

O corre corre na plataforma, os carrinhos de mala, pessoas nas janelas se despedindo dos parentes e amigos. Trem é nostalgia, viajar de trem é romântico, único e precioso. Nossa viagem começou em Corroios onde pegamos o Fertagus até Sete Rios em Lisboa, depois pegamos o metro até Santa Apolônia e nesta estação histórica pegamos o Alfapendular até Entrocamento.

A elefantinha Elly estava conosco nesse passeio, um aperte em nossa viagem, a Elly sempre nos acompanhava nos passeios, era divertido ver o Luis correndo para pegar a sua mascote e guarda-la na bolsa.

Um pouco de historia

Este comboio veloz é composto por 6 carruagens, sendo 2 de primeira classe, 3 de segunda classe e 1 vagão restaurante, com serviço de bordo, tv e radio em cada poltrona, esse trem é um luxo só, sem contar na velocidade, capaz de atingir mais de 200 quilômetros por hora.




quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Visite o Museu Ferroviário do Entrocamento

Uma volta pela cidade-museu ferroviária do Entrocamento

O sonho de qualquer pessoa que ama trens e locomotivas. Imagine um Museu que guarda em seu interior quase 200 anos de historia do transporte sobre os trilhos, vejam as primeiras locomotivas a vapor que percorreram os carris portugueses, vagões imperais com todo o luxo a disposição dos monarcas.

Veja os moveis, utensílios e ferramentas usadas nas oficinas e escritórios da CP, andando pelas diversas salas do museu podemos ser maquinistas virtuais num simulador de trem, achar maquetes e reproduções de velhas maquinas.

Conhecer os atenciosos funcionários do Museu, sempre dispostos a contar algum detalhe e enriquecer a visita com causos antigos, para os miúdos existe uma replica de locomotiva com diversos botões para explorar visualmente como funciona a locomotiva.

Agora o ponto alto da visita é o Galpão rotunda com dezenas de locomotivas expostas, algumas totalmente restauradas e outras em vias de restaura-la, as melhores estão expostas na rotunda. Ande pelos trilhos e sinta-se como um maquinistas, mas cuidado para o trem não te pegar.

Este museu vale pela visita, uma verdade aula de engenharia mecânica com diversas maquinas e equipamentos prontos para serem visualizados.


Um pouco de historia

Conforme prometido estamos no Museu Ferroviário do Entroncamento. Aqui foi construído uma rotunda com galpão para armazenar e proteger diversas locomotivas históricas da CP (Companhia Portuguesa de Carris de Ferro) com diversas locomotivas (a vapor, elétricas, diesel ), tender, guindastes, gruas,  vagões de carga (fechados, gondolas, hopper, plataforma, prancha, tanque, gaiola e frigorífero) e carros de passageiros restaurados de 1ª e 2ª classe.. 

No museu temos varias replicas, peças e equipamentos e ate uma miniatura da locomotiva 001, a primeira locomotiva a vapor que pertenceu a realeza e serviu a linha de Cascais. Visitem o Museu Ferroviário Nacional.




quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Entroncamento: Uma cidade lar de trens e comboios

Uma cidade ferroviária no centro de Portugal.


Estamos em Portugal na região central das terras lusitanas, no distrito do Ribatejo, esta cidade foi escolhida devido a sua posição central dentro do território, ajudando assim a reabastecer as locomotivas, trocarem tripulações e efetuarem reparos e ligar a linha internacional. Existem diversos galpões espalhados pela cidade, muitas linhas e um magnifico museu que futuramente iremos exibir em vídeo.

Exatamente pelas razões logísticas este epicentro ferroviário, servia de base de apoio, de fabrica de peças, fundição, serralheria, marcenaria, estofamentos, manutenção e construção de material ferroviário. 

A cidade cresceu devido a ferrovia, pessoas foram atraídas para cá, mão de obra para o comercio e serviços; alojamento,  pousadas e hotéis para os funcionários em transito, andando pelas ruas vemos como este povoado é vivo, passamos pelo Mercado Municipal, pelos bairros residenciais, casas e igrejas, parque, praças e monumentos.

Do alto de uma torre avistamos a planície do Ribatejo onde outrora campesinos cavalgavam guiando suas manadas, pastores guiavam suas ovelhas, la longe o Rio Tejo flui irrigando canais para áreas agrícolas.

Convido a todos que passarem próximos a esta região que venham prestigiar o trabalho de homens e mulheres no engrandecimento da ferrovia em Portugal.




terça-feira, 3 de outubro de 2017

Um trem na Praia: Transpraia na Costa da Caparica

O comboio que faz a alegria dos veranistas

O litoral de Setúbal em Portugal tem alguns tesouros que tornam as ferias de verão únicas, além dos mais de 50 quilômetros de praias, iniciando na foz do Rio Tejo e indo além da foz do Rio Sado, tem praias de enseada, praias de tombo, lagoas, parques de campismo, praia de nudismo, barras, lugares para mergulhos, castelos e um santuário ecológico na Serra da Arrábida.

Em meio a tantas atrações, existe uma discreta mas que faz a alegria das crianças, um trem a diesel em bitola estreita, que circula pelas praias de um lado a outro, permitindo conhecer pontos turísticos e explorar todos os segredos das praias de Setúbal.


Na estação inicial existe um deposito, garagem e uma mini rotunda para virar o trem, funcionando apenas no período estivo, atrai grande público, que utiliza como meio de transporte rumo a prais inexploradas, fica uma dica, existe uma região cercada de altas dunas que é utilizada para nudismo e naturalismo, é muito divertido ver o espanto das pessoas quando o comboio passa por ali e se visualiza algum pelado.

A máquina locomotora era utilizada em minas, por isso são muito robustas e de fácil manutenção para funcionarem na praia, constantemente sendo bombardeada com areia e exposta aos efeitos da maresia, sempre com pintura nova e bem oleadas, estas maquinas circulam de um lado ao outro.

Quando estiverem na região de Setúbal experimentem comer chocos fritos e na Costa da Caparica recomento comer pão de chouriço acompanhado de caldo verde e de sobremesa farturas ou bolas de Berlim.

Transpraia

Estamos em Portugal no distrito de Setúbal onde existe uma pequena  ferrovia de apenas 9 quilômetros com 6 estações e 15 apeadeiros, funcionando desde os anos 60 puxando carros de passageiros destinado a levar os turistas a diversas praias existente em seu percurso. Os vagões estão cheios de gente bonita, em trajes de banho e se bronzeando,  respirando a brisa do mar e aproveitando o lindo sol de verão.




segunda-feira, 2 de outubro de 2017

A estação Guanabara na linha Mogiana

Visitando a Estação Guanabara de Campinas

Parei o carro embaixo de uma figueira centenária cujo o tronco deve ter uns 5 metros de diâmetro e é tão alta quanto um prédio de 4 andares, fazendo sombra a outrora movimentada rua da estação. Estive passeando pelo lado de fora da estação, vendo a antiga bilheteria, o balcão do telegrafo, o sino do chefe da estação, os diversos tipos de edifícios que ainda existem no local.

Pensar que na década de 1990 esse local era um antro de entorpecentes e toxicodependentes, mendigos e prostitutas que conviviam no meio da sujeira e entulho, em um cenário de The Walking Dead, com tudo saqueado, vandalizados e em ruínas.

Num esforço popular e com muita pressão, a prefeitura revitalizou os prédios e transformou em um centro cultural com badaladas exposições, salvaram a estação e ao mesmo tempo a população ganhou um novo local para conviver e passar bons momentos.

Em Campinas ainda existem outros edifícios que necessitam auxiliam, não podemos amolecer e ficar parados, devemos lutar pelas construções históricas. Junte-se a nós, divulgue, partilhe, comente e curta.

Um pouco de historia

A principal estação de Campinas estava sobrecarregada com muita fila e tempo de espera alem do normal, para isso os engenheiros da Mogiana resolverem construir uma nova estação para desafogar o trafego e melhorar o retorno. Nascia assim a Estação Guanabara que durante mais de 60 anos foi um grande polo de transporte ferroviário enriquecendo mais ainda a cidade de Campinas.





domingo, 1 de outubro de 2017

Um velho armazem de Cafe da linha Mogiana na Estação Guanabara de Campinas

Um tesouro escondido entre prédios e sofrendo pela especulação imobiliária.


A cidade de Campinas por estar em uma região estratégica serviu de entroncamento para diversas estradas de ferro, devido ao boom econômico provocado pelo café, ponto de partida para a expansão rumo ao interior.

Para aqueles que não conhecem a história ferroviária, Campinas teve inúmeras estações: Estação Central, Estação Guanabara, Estação Boa Vista, Estação Bonfim, Estação Carlos Botelho, sem contar as outras pequenas e os apeadeiros espalhados pelos quatros cantos do município.

As grandes companhias também estavam aqui: Companhia Paulista de Estrada de Ferros, Companhia Mogiana de Estrada de Ferros, Estrada de Ferro Sorocabana, Companhia Carril Funilense e depois a FEPASA assumiu tudo.

A estação do Guanabara foi restaurada e hoje foi transformada em centro cultural, pena que as oficinas foram demolidas e o trilhos removidos, ao fundo ainda podemos ver algumas ruínas, será que algum dia um mecenas as restaura-las. Alguns armazéns também foram poupados e nos fornecem uma visão de como eram os trabalhos. 

Acredito que nosso governo deveria proteger esse legado e arrumar alternativas para que não caiam no esquecimento e sejam demolidos para se transformarem em edifícios ou shoppings centers.