sexta-feira, 31 de dezembro de 2004

2004 Melhores momentos na viagem a São Paulo BR

Retrospectiva de 2004 em Itatiba


Terminamos o ano com uma otima viagem ao Brasil, onde em menos de 10 dias, chegamos a Cumbica, fomos a Itatiba, passamos por São Paulo, descemos a serra rumo a Praia Grande, passamos por Taubate, chegamos a Campos do Jordão e ainda retornamos a Itatiba e passamos outras vezes por Sampa.



Foi otimo rever meus amigos, parentes, pessoas queridas, fazermos bons almoços, contar boas historias, relembrar  de momentos antigos.

Apresentei a Carmen para a família e amigos onde nos reunimos em bons momentos para aproveitar o pouco tempo para tentar colocar tudo em dia. Desde os mais de 800 dias vividos no velho continente, até o namoro e futuro casamento.

Foram dias intensos onde aproveitei minha casinha por alguns momentos, sempre cansaderrimo devido aos vais e voltas de tantas viagens, o tempo era curto e queríamos fazer tanta coisa, visitar tantos parentes e amigos.

2004 os melhores momentos em Espanha

Uma passagem rápida por Espanha.


2004 foi um ano intenso com acontecimentos traumáticos para a Espanha. O atentado de Março foi devastador para o povo espanhol.



Mas as belezas de Espanhas conseguiram ocultar este momento menos belo da primeira década do século XXI. Os museus, os grandes edifícios, as riquezas das Américas.

Deixaram marcas maravilhosas em Espanha. A Catedral de Sevilha, a praça de Espanha, o museu do Prado são patrimónios que tornam Espanha um dos tesouros da Europa.

Conhecer a Torre do Ouro, navegar no rio Guadalquivir, caminhar pelo centro de Madrid e conhecer o melhor da Andaluzia foi uma grande aventura.

2004 e os melhores momentos em Portugal

As melhores imagens de Portugal em 2004.


Terminamos o ano com montes de passeios realizados em Portugal, onde tivemos a oportunidade de conhecer novas cidades, novos castelos e saborear as delicias da culinária regional.



Portugal é muito rico em historia, cada cantinho do pais possui seus castelos, construções históricas, ruínas arqueológicas, grandes e belíssimas igrejas.

Afinal Portugal possui mais de 2500 anos de historia registradas, desde que os fenícios iniciaram suas transaçoes comerciais com os lusitanos, depois vieram hispanos, cartagineses, romanos, vândalos, alamanos, visigodos, mouros etc. Cada um destes povos deixando sua marca em território português.

Venha se perder e procurar esses vestígios de norte a sul em Portugal, não esquecendo de saborear os deliciosos vinhos, os doces regionais e as delicias da culinária regional.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2004

Visita natalícia ao amigo Cardoso


Aproveitando o final do ano, cá estamos novamente no norte, visitando o amigo Cardoso. Desta vez viemos ate Ermesinde, em uma pequena vila com casas construídas em pedra ao melhor estilo do Norte de Portugal.



Almoçamos em um tasca bem tradicional, uma deliciosa entremeada com batatas, regado ao bom vinho caseiro, retirado directo do barril e para fechar bem a refeição um bom prato de sopa de legumes a nortenha.

Aproveitamos o dia para visitar a região, colocar a conversa em dia e trazendo noticias do outro lado do atlântico.

Enfim um bom dia passado com um amigo.

sábado, 4 de dezembro de 2004

Alcobaça a cidade por trás do Mosteiro

Muita gente visita Alcobaça apenas pelo Mosteiro.


Mas esta cidade é tão rica em cultura e atraçoes naturais que acaba sendo um pecado não conhecer e visitar seus outros encantos.



Alcobaça tem lindas praias de falésia, tem florestas e bosques, um castelo em ruínas, vários palacetes e casas de interesse arquitectónico.

Suas ruas tem encantos de uma pequena vila, mas não se enganem Alcobaça é uma grande cidade, bem povoada e com grande infra-estrutura.

Um passeio por suas ruas tornara claro aquilo que digo, vale a pena explorar sem pressa, ver cada cantinho, conversar com as pessoas, sentar em um café local, provar um doce regional e jogar alguns minutinhos de conversa fiada.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2004

Nazaré e o funicular da cidade alta

Subindo ate a capela


Na parte baixa da cidade existe um fantástico funicular que nos leva para uma colina, onde tem diversas estruturas da cidade alta. Subindo uma encosta de aproximadamente 300 metros sobre trilhos, vislumbrando o oceano e a cidade que vai ficando pequenina la embaixo.



Ao chegarmos no final dos trilhos, nos deparamos com uma bela igreja, comercio, mirante, aqui sentimos todo o vento do oceano com seu cheiro delicioso de sal, aquela brisa marinha que nos transporta para o verão. Tendo uma visão privilegiada do Atlântico

No passado aqui ficavam os vigias, protegendo os moradores da parte baixo, das rasias de piratas em busca de escravos para o mercado de norte de África. Na idade media mulheres brancas eram muito valorizados nos harens espalhados por esse mundao afora.

Com um sinal de sinos os vigias avisavam os moradores que assim buscavam abrigo ao serem avistados barcos inimigos.

Nazare e suas praias

Nazaré a cidade das praias


Uma das cidades praianas mais famosa de Portugal com suas roupas típicas que correram o mundo em fotografias. As famosas 7 saias das nazarenas. o gorro dos pescadores.



Uma cidade tipicamente pesqueira que naquelas reviravoltas do destino, se tornou a meca do surf na Europa, inclusive com disputados campeonatos.

Cercada de belas casa antigas, praias belas, falésias e montes que atraem os turistas pela sua diversidade. Existem grandes monumentos próximos como o Mosteiro de Alcobaça.

Uma cidade com tradição, cheia de encantos inclusive com uma parte alta acessível por funicular. Alguns castelos na região tornam a estadia mais completa, podendo reservar alguns dia para banhos de sol e areia, pois a agua é bem fria, afinal estamos no Atlântico Norte

Alcobaça e o interior do mosteiro

Vislumbrando tamanha obra de arte arquitectónica.


Olhando pelo exterior do mosteiro ficamos maravilhados, porem ao entrarmos a sensação ainda é maior. Imagine que olhos modernos estão acostumados com arranha-céu, grandes obras e mesmo assim me maravilho.



Agora por um minuto imagine a 300 anos atrás em que as pessoas viviam em modestas casinhas, passadas de geração a geração (sem agua encanada, sem esgoto, poucas janelas etc), que a maior estrutura que conheciam era a igreja da cidade.

De repente vinham ate o mosteiro e viam paredes com 20 metros de atura, colunas imponentes, pisos em pedra, esculturas e rosáceas. Nossa deviam se sentir pequenos perante a obra de Deus, afinal o mosteiro era a morada de Deus na terra.

Uma das coisas que mais espanto causava era a agua encanada, inclusive existindo um belíssimo lavabo que jorrava agua fresca constantemente. Numa época que muitos castelos não tinham agua encanada. Causando inveja a Reis e nobres.

A beleza dos claustros de Alcobaça

Cantos de contemplação e paz.


Na idade media os edifícios tinham objectivos que iam alem do lar, serviam como fortaleza, maquina de propaganda religiosa, ilhas de paz em meio ao caos.



O mosteiro de Alcobaça para melhorar a qualidade de vida e espaço contemplativo construiu uma serie de claustros, para dizer a verdade são 3 (Claustro do Capitulo, Claustro Medieval e Claustro da Leitura) e externamente os mais diversos jardins, pomares e hortas.

Utilizado para oraçao, reuniao e receber visitas que abrigadas dentro das paredes do complexo podiam conversar em sigilo sem riscos de olhares indiscretos ou ataques de bandoleiros.

Ficou em duvida? A idade media foi uma época perigosa em que vikings, bandoleiros e mercenários vagavam de terras em terras, roubando, saqueando e raptando pessoas. O mercado de escravos era muito lucrativo, os tesouros das igrejas eram alvos desejáveis.

Por tudo isso a criação dos claustros permitiam momentos de paz e tranquilidade isolando o mundo interior cheio de paz, do mundo exterior violento e sujo.

Alcobaça e seu mosteiro gotico

A Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça.


No final do século XII monges cistercienses iniciaram o primeiro complexo religioso completamente gótico em terras lusitanas. Num trabalho que prosseguiu durante séculos.



Hoje quem visita esta estrutura fica maravilhado com a imponência e majestosidade de tamanha construção. Diversos claustros, aquedutos subterrâneos, canalização de rio e ribeiras,  túneis ocultos, passagens secretas, salas de segredos. São tantos os mistérios que é possível escrever um romance totalmente voltado dentro do mosteiro ao melhor estilo do "Nome da Rosa".

Mais tarde este mosteiro tornou-se panteão nacional com o sepultamento de varios reis, cujos os sarcófagos ainda hoje estao em seu interior, onde vemos as habilidades dos escultures.

Andando ao redor do mosteiro podemos encontrar gargulas, pináculos, janelas e vitrais que evocam toda a beleza do estilo gótico, sem contar as almeias e nichos, estátuas e retábulos percam algumas horas namorando tão bela obra..

quarta-feira, 1 de dezembro de 2004

Porto viagem de Alfapendular a Lisboa

Viagens de trem para la e ca


Outra das minhas paixões mais antigas, a ferrovia e seus trens. Viagens desde a época a vapor, passando a diesel, eléctricos e agora os rápidos.



Nossa que delicia ouvir o ta ta ta ta, das rodas ver a paisagem desaparecendo pelo passar do trem, andar pelas carruagens.

Toda a magia de uma viagem ferroviária, o andar na plataforma, o apito de partida, o revisor, o carrinho de petiscos, o vagão restaurante. 

O conjunto da viagem ferroviária, tornam o turismo mais atraente, o vagão leito e sua beliche, o banheiro ai somente quem já fez sabe o que estou falando.

terça-feira, 30 de novembro de 2004

Sevilha e a Praça de Espanha

Tesouros de Sevilha.


Na região da catedral de Sevilha temos os mais emblemáticos monumentos da cidade. A Torre da Giralda era um minarete da antiga mesquita, hoje desaparecida e ocupada pela catedral.



Temos o bairro judeu com suas explanadas, fontes e antigas casas.  O arquivo das Índias com diversos documentos antigos, canhões de bronze,  colunas árabes e edifícios moçárabes.

A praça de Espanha é a praça mais bonita de toda Espanha, seus arcos, seus prédios e as belas torres... com um lago e o chafariz e o rio no meio, é uma construção recente feita para a exposição das Américas de 1923, nos repuxos tem azulejos representando todas as províncias de Espanha.

Um lugar bonito cenário de filmes com sua imponente fachada em estilo moçárabe em tijolos misturados com arcos romanos. Próximo ao rio Guadalquivir temos a Torre do Oro que fazia parte das antigas muralhas da cidade, protegendo as margens do rio.

A maior catedral gótica do mundo.


Eu sei parece historia de viajante, mas é a pura verdade, a maior igreja em território espanhol e a 3° maior igreja católica do mundo.  Foi construído sob uma mesquita, que por sua vez foi construída em uma igreja primitiva que ocupou o espaço de um templo romano.




E isso ai, reciclagem de terreno, muda o credo, passa o tempo mas a casa religiosa mantém-se ali, nesta imponente catedral esta sepultado Cristóvão Colombo e alguns réis espanhóis.

Existe a Torre da Giralda que faz parte do complexo da catedral, com diversas salas secretas e passagens para o alto e abaixo, tornando este edifício magico.

Para os casais partem daqui passeios em charretes conduzidas por cocheiros caracterizados a moda sevilhana e com belos cavalos andaluz.

Próximo temos a praça de Espanha com belíssimos azulejos e muitos prédios das mais diversas eras, tornando a exploração um prazer único, se tiver tempo delicie-se pelas ruelas estreitas, veja os detalhes, sente-se em um café e sinta o clima sevilhano, provando um bom jamon.

sexta-feira, 19 de novembro de 2004

Sevilha navegando no rio Guadalquivir e conhecendo seus tesouros

A delicia de um gostoso passeio de barco pelo Guadalquivir.


Um rio que conta historia, imagine navegar por um rio onde Fenícios, Gregos, Cartagineses, Romanos, Visigodos, Vikings, Árabes e Bárbaros passaram por ele com suas embarcações ao longo dos séculos. Nos séculos mais recentes aqui era um dos postos avançados de onde a Espanha enviava barcos para a recém descoberta América.



Barcos estes que retornavam lotados de ouro e prata saqueado dos impérios Inca e Asteca. Imagine a riqueza que esta cidade conheceu, o burburinho, as embaixadas que aqui foram construídas.

Diversas construções as margens do rio, nos saúdam neste passeio delicioso, a torre de Ouro, as pontes sob o rio, o charme dos barcos de 2 andares, barcos a vela, lanchas e tantos outros.

Seria uma delicia encontrar uma caravela por aqui, e mais alem um galeão e quem sabe um trirreme grego ou quem sabe mesmo um barco fenicio.

Sevilha e o Rio Guadalquivir na zona da Expo

Uma vista deslumbrante do Rio Guadalquivir


Aproveitando o passeio de barco pelo Guadalquivir fomos conhecendo os tesouros de ambas as margens do rio, Sevilha que outrora foi um grande porto de partida para as viagens a América, guardou desta época grandes tesouros.



Temos a Torre do Oro que fazia parte da antiga cerca defensiva, temos diversas pontes que construídas em épocas diferentes nos presenteia com uma historia da evolução da construção de pontes.

Culminou com o projecto do arquitecto Calatrava e sua ponte Alamillo para a Expo Sevilha 92, que destaca-se no rio com suas grande torre que lembra uma harpa.

Temos a ilha da Cartuja onde esta um convento e que sediou a Expo 92, com diversos edifícios de interesse reaproveitados para centro tecnológico e universidade. Sem contar que existe ainda o antigo mosteiro da Cartuja com seus diversos edifícios históricos.

O tablado andaluz e as dancarinas de Flamenco

Um jantar andaluz e uma apresentação de flamenco.


Em nossa ultima noite em Sevilha, fomos em uma conceituada casa de flamenco, tivemos uma apetitoso jantar, acompanhado de um excelente show de dança flamenco.



Afinal conhecer uma cidade não deve se limitar a gastronomia, arquitectura, historia... temos que ter arte, dança e ritmo, foi uma experiência única, pena que estávamos um pouco longe e não pude filmar.

Mas estas fotos dão uma pequena amostra do que foi, permitindo soltar a imaginação para que conheçamos e voltemos a Sevilha para mais uma boa apresentação. O barulhinho das castanholas não me saem da cabeça, o bater forte no solo marcando o ritmo, o movimento das sevilhanas tudo muito magico e sensual.

Sabe a magia do local, a iluminação, as mesas grudadinhas, o calor humano misturado com o ritmo da musica e a presença da dança tornaram este jantar memorável, realmente algo único que valeu a pena ter ido.

Andaluzia um pequena pausa antes de chegar a Sevilha


Um passeio pelo interior da Andaluzia


Estamos com destino a principal cidade da Andaluzia, banhada pelo rio Guadalquivir, habitada por diversos povos e conquistada e reconquistada em diversas batalhas sangrentas.


Sevilha é o nosso destino, bem no coração da Andaluzia, cercada pelo clima árido do interior espanhol, com veroes atingindo a marca dos 50 graus e Invernos extremamente frios.


Mas antes de chegarmos ao nosso destino, estamos aqui no meio do nada... fazendo uma boa boquinha antes de partimos, provando do bom vinho andaluz, jamon de porco preto e dos deliciosos queijos de ovelha e um pão delicioso que lembra o pão alentejano.

Pelo caminho passamos por diversos castelos, mas devido a urgência em chegar, ficaram para uma próxima oportunidade, a viagem foi longa e o check in no hotel não permite atropelos.

Descansamos e de barriguinha cheia fomos embora com destino a bela morena do Guadalquivir. Sem antes fazer uma divertida foto em cima do barril.

quarta-feira, 17 de novembro de 2004

Lisboa e a praça de touros do Campo Pequen

Arena de Touros do Campo Pequeno


Este praça de touros pertence ao que costumam dizer avenidas novas, sao bairros fora da antiga cerca medieval que cresceram com a expansão da cidade.



Nesta região fica a  avenida da republica, vários prédios de escritórios, 3 shoppings centers de tamanho médio, sendo um dos eixos mais movimentados do centro.

A Avenida da Republica segue ate a praça do marques de Pombal e de la encontra com a avenida da Liberdade chegando ate a praça do Comercio e o Rio Tejo.

Por essa região existem inúmeras tascas interessantes com a típica comida lisboeta, também se procurarmos bem encontramos restaurantes de imigrantes com comidas típicas de diversas partes do mundo.

quarta-feira, 3 de novembro de 2004

Portugal : Um luxo de trem o Alfapendular

Viagens rápidas de trem por Portugal


Imaginem um transporte rápido que leva do Porto a Lisboa em 3 horas, ou vice versa, com luxo e conforto.



Sentindo o prazer de estar bem instalado vendo a paisagem la fora, com todo o conforto de um avião e mais barato, sem a chatice do check in e raios x.

Estamos falando do Alfa pendular um trem rápido que  ligas as principais cidades portuguesas, que facilita a vida e ainda nos oferece luxo.

Explore o trem, seus vagões, seu restaurante, a primeira, a segunda classe, o banheiro, ande de uma ponta  a outra para vivenciar uma viagem ferroviária.

quarta-feira, 6 de outubro de 2004

Visita a meus avos na Praia Grande SP

Visitando meus avós na Praia Grande


Aproveitei a oportunidade de estar aqui no Brasil e fui visitar meus avós na Praia Grande SP, na ida passamos na vila Esperança e pegamos minha tia-avo Sílvia.



Pegamos estrada e começamos nossa aventura rumo a Praia Grande, onde reencontrei meus avós após alguns anos. Fui um dia delicioso onde conversamos bastante, aproveitamos a companhia e nos divertimos ouvindo historias dos dois irmãos.

Um grande dia para relembrar com carinho.

sábado, 2 de outubro de 2004

Caminhada pelo centro histórico de Itatiba SP

O centro histórico de Itatiba SP


Ver fotografias antigas é um prazer, aqui temos o centro de Itatiba como era em 2004, vejam os tipos de carros estacionados, vejam as evoluções dos edifícios, veja a igreja matriz, a biblioteca, alguns casaroes.



Esta pequena viagem no tempo permite-nos reflectir sobre nossa cidade, pensar naquilo que deu certo e naquilo que deu errado.

Historicamente Itatiba foi rica com as plantações de café, chegou a possuir um ramal ferroviário próprio que interligava a cidade em diversos pontos, possui acesso a 3 maiores rodovias do estado de SP.

Tem um rio de médio porte que fornece agua para a cidade e por estar em uma região de planalto, tem um ecossistema diferenciado, existem tantas coisas que podem ser feitas, exploradas que possam permitir a cidade crescer e enriquecer.

Explorando a Igreja matriz de Itatiba SP

Uma cidade que tem uma Basílica Menor


Itatiba no estado de São Paulo é uma cidade que teve sua igreja matriz agraciada pelo Vaticano com o titulo de Basílica Menor, um titulo honorifico e ao mesmo tempo muito importante do ponto de vista administrativo.



Com este titulo a igreja passa a fazer da rede de igrejas administradas directamente pelo Papa, no mundo são poucas as igrejas com o titulo de Basílica.

Este pequeno video-foto foi feito a partir de imagens obtidas em 2004, com grande ênfase ao interior de vitrais, feitos pelo mestre polones Aeystarch Kaskurewicz, que deixou nossa igreja matriz ainda mais bela.

Em sua arquitectura pouca coisa sobreviveu da antiga igreja, apenas a Torre, a restante construção é moderna do século XX, porem mantendo o traçado original da construção antiga.

sexta-feira, 1 de outubro de 2004

Rotunda ferroviaria em Campos do Jordao

Trem turístico em Campos do Jordão.


Apreciando a ferrovia turística de Campos do Jordão, vejam os trabalhos manuais. Extramamente instrutivo ver como eram os trabalhos no passado.



Este trem faz o circuito entre Campos do Jordão e Pindamonhangaba, bem como paradas internas na cidade. Fora este trem existem as Marias fumaças que operam num circuito menor.

Quem visitar Campos tem a obrigação de prestigiar a ferrovia e os trabalhos de conservação que mantém vivo um passado quase esquecido no estado de SP.

Algumas maquinas a vapor, maquinas a diesel e esta eléctrica, alem do antigo galpao de manutenção e garagem, fora as locomotivas estacionadas no parque para serem vistas.

SP 070 Governador Carvalho Pinto indo a Campos do Jordao

Passeando pela estrada afora.


Alguns dias após nosso desembarque, muita conversa e visita de pessoas queridas, fomos passear em Direcção a Campos do Jordão.



Partindo de Itatiba fomos pela SP 065 Dom Pedro I até Jacarei e de la seguimos via SP 070 em direcção a Quiririm para poder pegar a estrada de Campos.

Aproveitei para consolidar meu velho costumo de fotografar todo o percurso, adoro fotos de túneis se és um visitante habitue em meu blog, sabe bem aquilo que digo.

Foi uma viagem longa, mas o dia estava bonito e a paisagem foi gratificante, onde papeamos durante a viagem toda.

O morro do Elefante em Campos do Jordao

Passeio de teleférico.


Após um delicioso almoço seguimos em busca da sobremesa, afinal meninas reunidas sempre querem algo doce, provamos um delicioso bolo de chocolate. E terminado este momento de gulodice, resolvemos ir passear de teleférico.



Subimos o morro do Elefante, que curiosamente tem um elefante la em cima, claro que aproveitamos para tirar foto montado no bicho, esse pessoal nao tem o que inventar e turista tudo louco embarca nestas doideiras.

A visão da cidade la longe, torna o passeio cativante, realmente Campos explora ao máximo seu potencial turistico, são tantas belas construções, o mercado municipal antigo a boa moda do interior paulista, galerias, muito verde e jardins.

Em Campos temos diversos palacetes e o mais emblemático é a residência oficial de inverno do Governador do estado. Situado um pouco fora do centro da cidade, mas num bairro nobre cercado de estilosas mansoes, vale a pena explorar e descobrir estes segredos.

Um passeio por Campos do Jordao

Almoço em Campos de Jordão.


Quando falamos para a Carmen que existia uma cidade nas montanhas, que suas construções lembravam a região dos Alpes suíços, ela ficou muito curiosa.



Então juntamos a trupe, montamos no nanacar e subimos a serra da Mantiqueira rumo a esta jóia das montanhas. Que realmente continua linda, com seu belo portal todo florido, sua linha ferroviária, teleférico e casas históricas.

Foi uma viagem divertidissima em que tivemos uma boa oportunidade para conversar, rir, ver a paisagem e amar passear por Campos. A cidade cresceu muito neste anos, desde minha ultima visita.

Construíram mais casas típicas,  abriram bons restaurantes inclusive no almoço provei um delicioso pirao de piranha e truta na chapa acompanhada de legumes salteados, bem bom, para ficar perfeito só faltou um vinhozinho verde.

quarta-feira, 29 de setembro de 2004

Quase 24 horas em aeroportos nem Jack Bauer aguenta.

Viagem a Sampa


Estamos quase no final de 2004, venho para Itatiba para reencontrar amigos, familiares e apresentar a Carmen para o pessoal.



Pegamos um voo da Ibéria com conexão via Madrid... então partimos naquela epopeia, voo de Lisboa a Madrid e depois um voo nocturno rumo a Cumbica.

Para quem ja fez isso sabe a zona que é... check-ins, check-outs, espera, entra e sai, corre para ca e la, enfim uma verdadeira jornada de corrida a melhor maneira de Jack Bauer.

A parte divertida foi que em Barajas estavam diversos personagens da Warner espalhados pelo o aeroporto, então enquanto matávamos o tempo, aproveitávamos para curtir e zoar com os bonecos. Por sorte o aeroporto estava vazio, era de madrugada então podemos fazer fotos e brincar feito crianças.

sexta-feira, 24 de setembro de 2004

Lisboa e o elevador de Santa Justa

Subindo para o bairro alto em grande estilo.


Estamos na baixa de Lisboa, lugar surpreendente com a quantidade de atraçoes turísticas, a estação do Rossio, a Praça Dom Pedro IV, rua Augusta, rua do outro, da prata, praça do comercio etc. E a joia da coroa: O Ascensor de Santa Justa



Mas nada surpreende mais que algo que esta escondidinho num canto, porem cheio de graça e encantos, basta avistar "a bicha", digo a fila que entederas o que digo. Todo mundo quer subir ate o bairro alto de elevador.

O elevador de Santa Justa é uma obra de 30 metros com mais de 100 anos, que sobe e desce diariamente do Mosteiro do Carmo ate a rua do Ouro.

Um belo trabalho artesanal de outra época, onde o cuidado com os detalhes era absoluto, perca um tempinho explorando e vendo seus tesouros.

Chegando ao topo através de uma escadinha escondidinha em caracol, sobe-se para um café e um mirante com uma visão fabulosa de Lisboa, vê-se o Tejo, o castelo de São Jorge, toda a baixa, as ruínas do convento do Carmo.

Beba um café e coma uma bola de Berlim, um pastel de Santa Clara, um pastel de nata e fique apreciando a vista aqui de cima, sentindo a brisa e fique encantando com a babel de idiomas  da quantidade de turistas que aqui visitam.

quinta-feira, 16 de setembro de 2004

Tancos e a base de para-quedistas do Exercito

Um quartel de para-quedistas


Passar por Santarém sempre tem um surpresa, desta vez recebemos um convite para ver um show de cães amestrados na base do exercito de Tancos.



Tancos é uma pequena vila as margens do rio Tejo que possui em seu território uma base de tropas para-quedistas. Neste passeio visitamos o museu do exercito, com diversos equipamentos militares usados nas guerras coloniais, outros das grandes guerras.

Tivemos uma visita guiada pelas dependências, onde vimos a pista de descolagem e torre de comando,  alojamentos e pistas de treinos tanto físico como de salto.

Finalizando o dia tivemos a oportunidade de assistir um belo show com os cães adestrados que são as mascotes do quartel. Na demonstração passaram por labirintos, muretas, simularam um resgate, simularam um ataque a inimigo e depois ficaram brincando joguinhos divertidos que muito alegraram o publico presente.

sábado, 21 de agosto de 2004

Festa do Povo , Festa das Flores em Campo Maior

A tradicional festa do Povo em Campo Maior


Em Portugal foi uma das mais belas e agradáveis surpresa que tive, tinha lido no jornal a respeito da Festa do Povo, mas não tinha  me chamado a atenção.



Conversando com a Carmen, ela me esclareceu que era uma tradição da cidade de Campo Maior em que as pessoas enfeitavam as ruas.

Em minha mente pensei que era algo parecido com o nosso Corpus Christi, porem foi bem mais longe que isso. Aqui as pessoas se dividem por ruas.

Cada morador ajuda tanto em trabalho como financeiramente para fazer flores em papel, criando os mais diversos tipos de enfeite, desde boneco a grinaldas, cartazes e paredes tudo em papel. 

Posteriormente todos se junta e enfeitam a sua rua, tentando fazer enfeites mais bonito que as outras ruas, essa batalha de ruas, torna o evento ainda mais bonito, pois todos querem se superar.

Enchendo o ambiente de cores e belezas, se estiverem em Portugal na altura da festa, recomendo vivamente que venham conhecer.

Campo Maior a cidade do cafe e das flores de papel

Uma cidade que cresceu com o ouro verde


Em Portugal existe uma cidade que fez sua fortuna com o café, encravada próximo a fronteira de Espanha, no passado era um local de forte tradição contrabandeira. Aproveitando as oportunidades de mercado ora trazendo coisas de Espanha, ora levando.



Outro grande agente impulsionador desta cidade foi a industria cafeeira que instalou fabricas e depósitos aqui. Gerando muito emprego e riqueza para o povo e distribuindo café para todo o pais.

Devido a sua proximidade com a fronteira e o constante clima de guerra entre Portugal e Castela, fez surgir diversos castelos ao seu redor, tornando uma visita uma fonte de descobertas e diversão.

Esta cidade tem boa comida, tem castelos antigos, fortalezas modernas, ruínas e casas típicas, recomendo prestarem a atenção nas chaminés tradicionais e o calcamento em pedra das ruas.

sexta-feira, 20 de agosto de 2004

Óbidos e a riqueza do seu castelo

Se não gosta de castelos,  de meia volta e pule para outro site.


Amigos não sei se repararam mas eu sou um aficionado, viciado, louco, maluco por montes de pedra. Minha paixão por castelos e suas muralhas é antiga e desde que vim para Portugal aumentou exponencialmente, em cada virar de esquina e acaba por encontrar um mais bonito que o outro.



Óbidos com certeza esta no top 10 dos melhores castelos e muralhas de Portugal, nossa circulei pela vila inteira através das muralhas, passei por Torres, almeias, Besteiras. 

Tive a visão privilegiada dos campos e moinhos pela região,  apreciei os telhados das casas em seu vermelho barro e as casinhas caiadas.

Achei tão bela e encantadora esta vila que apenas encontrei um rival a altura, que era a cidade de Ávila em Espanha. Nossa as ruas em pedra, a estrutura defensiva em formato de labirinto das ruas.

A porta da traição, as portas interiores que estrutura tão bela, tão fascinante. Escadas, caminhos, vielas, becos, linhas defensivas internas e externas, reservatórios de agua, silos de grãos,Venham conhecer Óbidos e sinta-se como um cavaleiro medieval.

Obidos a charmosa cidade dentro de uma muralha

Uma cidade que parece cenário de filme


Cercada por uma das muralhas medievais mais bem conservadas de toda Portugal, um encanto de lugar que produz uma das melhores ginjas que já provei e para as meninas tem um festival de chocolate fenomenal.


Faço uma virgula exagerei na historia da ginja, pois a melhor esta em uma tasca de Lisboa, afinal não quero faltar com a verdade com meus amigos.

Voltando para Óbidos que delicia andar em uma cidade assim, bela com as casas caiadas, as ruas em pedras, as fontes e depósitos de agua, as passagens secretas e túneis.

Tudo tornam a descoberta mais deliciosa e intrigante, permitindo se aventurar e sentir o gostinho de como era uma cidade na época medieval Existe uma feira medieval fabulosa, porem não tive a sorte de conhecer.

quinta-feira, 15 de julho de 2004

Sol poente na estrada


Desde pequeno adoro o por sol, recordo-me da casa de meu bisavó Francisco, um espanhol que tinha uma belo pé de romã no jardim, que cuidava com muito carinho da árvore. Lembro-me também que existia em sua área uma pintura de um sol poente e um homem, não consigo ter certeza, mas acho que era um surfista.



Assim toda vez que vejo um poente, tenho as lembranças doces da infância e fico com vontade de fotografar.

Por acaso este dia tivemos muita sorte, o jogo de luz, as sombras, a estrada permitiram criar belas composições.

Para os mais curiosos esta estrada e o retorno de uma viagem a Alcobaça em que fomos seguindo rumo a Coimbra para depois voltar a descer em direcção a Lisboa.

sábado, 12 de junho de 2004

Lisboa e a Festa dos Santos Populares.

Cheira a sardinha, cheira a Lisboa


Nossa gente que festança, esta é a segunda festa dos Santos Populares em Lisboa que participo. Os Santos Populares são um tipo de festa Junina que ocorre em toda a Lisboa antiga em homenagem a Santo António o santo protector de Lisboa ao lado de São Jorge Guerreiro.



Cada bairro monta um arraia como comes e bebes, muita sardinha na brasa, chouriço, entremeada, bifana, caldo verde regado a toneis de vinho e barris de cerveja.

Alem da quermesse propriamente dita, temos também um desfile de rua, com uma competição de bairro contra bairro para ver que faz a melhor marchinha e melhor adereços para o ano.

Roda-se toda a Lisboa Medieval sentindo o cheiro delicioso do manjerona, pois e a planta típica da festa, todos os lugares tem vazinhos liberando seu perfume. Prédios históricos são iluminados com as cores de Portugal, o brasão de Lisboa toma as ruas, manjericos e manjeronas, sardinhas e outros piteis tornam a festa uma otima experiência.

sábado, 15 de maio de 2004

Ermesinde e as casas tipica do norte de Portugal

Castelo e mais castelos


Quem viaja pelo Alentejo tem uma overdose de castelos, fortes, fortalezas, torres, fortins, muralhas e fossos, para isso existe uma explicação bem lógica.



Devido a geografia do terreno, grandes planícies sem grandes formações rochosas ou rios para servirem de proteçao, era um caminho fácil para exércitos invasores e mesmo brigantes/bandoleiros agirem.

Para evitar este problema qualquer pequena elevação era utilizado para construir um sistema de defesa. 

E Evoramonte foi coroado com um forte bem diferente, tanto que desta terriola somente me lembrarei do seu castelo que realmente chamou minha atenção, que ate hoje não entendo por que foi reconstruido com este formato, qual era intenção foi erro ou proposital?

quinta-feira, 15 de abril de 2004

Sintra e o palacio Nacional

As características chaminés de Sintra.


Estas duas torres são bem características no cenário do céu de Sintra, junto ao horizonte, se nos aproximarmos nos deparamos com um belo palácio, começa pela esplanada.



Ao adentrarmos no palácio vemos os belos salões, a cozinha, galpoes, todos os revestimentos e apenas temos uma fraca noção do luxo que um dia estas paredes abrigaram.

Hoje é um espaço dedicado a conteplaçao  e o lugar que mais me marcou foi a cozinha. Imagine um lugar onde se podia assar um boi inteiro.

Enfim um gigantesco palácio da monarquia que hoje atrai milhares de turistas a Sintra, devolvendo ao povo rendas utilizadas para tão belo edifício.

sábado, 10 de abril de 2004

Santiago do Escoural a vila

Uma pequena cidade bem típica.


Imagine uma pequena vila cheia de casas caiadas com uma chaminé bem característica, ruas em pedra, um fontanário, uma igreja matriz, muitos velhinhos, casas ainda com quintal interno com cisternas para os meses de seca, pombais e hortas.



Ao redor campos de sombreiro e pastos com ovelhas, pequenos sítios com hortas e francos, pessoas simpáticas e acolhedoras. Andando um pouco mais encontramos um grande terminal ferroviário Casabranca que serviu de parada técnica nas linhas de Évora e Algarve.

Aqui tem montes, ribeiras e uma gruta pré-histórica com restos de homens das cavernas, na igreja foi bem pobre no passado havia belos afrescos e azulejos.

sábado, 20 de março de 2004

Caminhando pelos campos do Alentejo.


Imagine andar em um lugar todo verdinho, cheio de carvalhos, sobreiros, vacas e ovelhas.



Passar por antigos trilhos, ver ruínas de torres la longe, passar por ribeiras, rios, açudes e lagos. Visitar uma antiga moenda a base da força hídrica que através de uma roda dentada que gira pela força da agua caindo em gravidade, gira um eixo que por sua vez faz girar duas rodas de pedra que moem o trigo, transformando grão em farinha num processo que não sofreu mudanças significativas em milénios.

Ver os campos de papoula vermelha sobre a grama verde. O Alentejo na primavera é lindo, passear pelos campos verdes da uma sensação de paz e tranquilidades únicas.

Mas cuidado não apareça no verão, pois será assado vivo e os campos estarão secos e feios.

Cabo da Roca o ponto mais ocidental da Europa

Rumo a oeste.


Na Europa o ponto mais ocidental do continente encontra-se em Portugal, precisamente no Cabo da Roca na região de Sintra.



Conhecedor desta informação preparei uma expedição rumo ao ponto mais ocidental queria ver o Atlântico com outros olhos, a minha primeira vez foi magico, anteriormente estava na costa da Caparica e vi o por do sol.

Para nos que estamos do outro lado do oceano foi magico, pois em Portugal vemos o sol nascer nas montanhas e morrer no mar, e pela posição geográfica de Portugal vemos a curva do oceano.

Este efeito é único, agora que estou no Cabo da Roca completo as maravilhas do Atlântico em Terras Lusitanas. Ver o farol do final do mundo, finisterra, olhar as falésias o frio e agitado Atlântico Norte.

Sensações difíceis de transcrever em palavras, mas altamente magicas para quem sentiu na pele e pode vê-la, inclusive levando com agua do mar na face, aqui estava ventando muito. 

Para tornar o momento mais magico ainda fomos agraciados com um belo arco-íris que terminava no oceano, tornando as fotos mais bonitas apesar do céu nublado.

Arraiolos a cidade dos Tapetes e do castelo

Uma cidade que ficou famosa pelos tapetes


Provavelmente ouvistes esta palavra Arraiolos, e esta tentando lembrar onde, com certeza foi relativo ao tapete e agora mais modernamente pelos vinhos.



Arraiolos é uma pequena cidade no Alentejo, que ficou famosa mundialmente pelos tapetes, a ponto de existirem falsificações de tapetes que levam o selo de Arraiolos.

Pequenina, aconchegante e com um lindo castelo no alto da colina, que torna a visão ainda mais bela na primavera com os campos todos verdinhos e com um pouco de sorte podemos encontrar papoulas.

Hoje no almoço provei algo simples extremamente saboroso, pimentões grelhados e depois temperadinhos com azeite e vinagre, que petisco para comer juntamente com pão alentejano.

domingo, 14 de março de 2004

Madrid e o parque do Retiro

Um paraíso para o ócio no centro financeiro de Madrid


No paseo del Prado existe um parque com um encantador jardim, com fontes. árvores, cebes e plantas ornamentais que encantam o olhar e maravilham os sentidos.



Apesar do frio estava uma delicia o passeio, encontramos o palácio de Cristal, uma estufa para plantas tropicais originarias das Filipinas, que actualmente abrigam obras de arte.

Ao centro tem um lago onde podemos alugar barquinhos, estátuas de leões e colunas completam o efeito cenográfico do lugar.

Seguindo seus muros chegamos em um local cheio de barraquinhas de artes e coisas hipies, alguns cafés completam o cenário perfeitamente romântico.

Sem o prestigio de Paris, mas excelentemente romântica para um casalzinho curtindo um final de semana grande e a comemoração do 30° aniversario

sábado, 13 de março de 2004

Madrid e o barquinho do Parque Buen Retiro

Remando no laguinho do El Retiro.


Para completar um dia em cheio, nada como um romântico passeio pelo Laguinho do Parque Buen Retiro. A luz de um sol de inverno, com o dia nublado, fresquinho e aconchegar sem aqueles montes de turistas.



O Laguinho é artificial construído ao redor das colunas, que devido ao efeito óptico acaba parecendo maior do que realmente é, por ser dia de semana e inverno o lago era nosso, remamos de um lado a outro, sem interrupção e sem chatices de colisão de barquinhos e aproveitamos para fazer um delicioso piquenique bem ao meio do lago.

Recomendo  a todos que estejam de passagem por Madrid para darem um delicioso passeio aqui no parque, conheçam os diversos tesouros existentes no parque.

Explorem, procurem, sintam, venham sem pressa. Aqui próximo tem o jardim Botânico, existem diversos prédios históricos nos limites do parque, o acesso é fácil por metro ou mesmo de bus.

Navegando em torno do Castelo do Almourol

Um castelo em meio ao rio Tejo


Em outras oportunidade estive no Almourol, mas como era inverno a correnteza do rio era muito intensa, o que impedia a navegação em torno do castelo.



Aproveitamos a temperatura agradável da primavera, um belo dia de sol e corremos em Direcção a Vila Nova da Barquinha para enfim poder fazer a tão desejada navegação em torno do castelo.

Curioso que com outra luz, céu azul o castelo esta diferente, eu particularmente gostei mais dele entre as brumas, tem um aspecto mais gótico, mais sombrio, tipo mau assombrando... assim com a luz normal, parece um castelo normalíssimo.

Foi uma pena que não filmei a navegação, pois teve um ar todo de aventura, o barulho do motor, o bater na agua, o vento uivando. Teria sido muito interessante capturar este momento em movimento.

Madrid e o Museo del Prado

Um dia delicioso no Museo del Prado


Estamos no final do inverno e Madrid esta muito fria, então aproveitamos para curtir uma tarde no museu, o escolhido foi o Museu do Prado bem quentinho com aquecedor central e um excelente cafe para curtir um belo passeio a dois.



Este museu esta instalado em uma região muito bela de Madrid, próximo a fonte das Cibeles, banco de Espanha, Congresso dos Deputados e Paseo del Prado.

O museu muito rico de obras medievais e renascentistas com belas estátuas clássicas, pinturas de grande nomes mundiais. Goya e El Greco são os expoentes espanhóis.

Um lugar agradável e bem organizados e o melhor onde se pode fotografar sem problema, me irrita museus em que é proibido fotografar. As vezes queria entender esta regra, mas tudo bem, regra são regras.

sexta-feira, 12 de março de 2004

Madrid financeira e as sedes dos bancos

O centro financeiro da Espanha.


Estamos em 2004 Madrid e o centro politico e financeiro de Espanha, a sede das principais empresas, grandes bancos e seguradoras aqui se encontram.



Com o advento da união monetária e económica, a abertura dos mercados e a entrada de subsídios europeus. Madrid exala riqueza, grandes carros, prédios luxuosos, ponte aérea com as grandes capitais europeias.

Essa prosperidade sem igual na historia recente esta gerando grandes exageros, famílias comprando carros de luxo, hipotecas astronómicas,  viagens constante aos rincoes do mundo.

O atentado de 11-03 foi o inicio do fim, olhando hoje para trás, podemos claramente ver isso, mas na altura não sabíamos que este movimento estava em curso.

Madrid e o dia da vergonha: El panelazo

Após os atentados de 11-03


Houve uma guerra de informações, o governo quis usar o evento vergonhoso de maneira oportunista para angariar a simpatia popular.



Porem toda mentira tem perna curta e a verdade veio a tona, ao invés de ser um ataque do ETA, foi um ataque jihadista o primeiro nesta fase da guerra cristãos versus islao.

A sociedade reagiu mal e veio directamente as ruas, batendo panelas, grafitando paredes, acusando o governo de mentiroso, não importou o tempo frio, a chuva, todos estavam la fazendo a sua parte.

Lutando contra a mentira, nos que presenciamos este evento histórico em primeira mão, estávamos nas ruas , assistindo, participando e vendo a indignação do povo espanhol.

As bandeiras a meio mastro, a tristeza no ar, o pesar  das pessoas que perderam familiares, a tristeza de nao confiar nos meios de transportes. O medo que pairava no ar.

Madrid e o passeio do Prado ate a puerta de Alcala

A impotente porta de Alcala


Estamos caminhando pelo paseo  del Prado, a região mais nobre de Madrid com luxuosas mansões, sedes de empresas, bancos e empresas financeiras, o Banco de Espanha e o Congresso dos Deputados.



Toda a riqueza desta região reflecte-se nas construções luxuosas e cheias de requinte que existe nesta região. Caminhar por estas ruas é um deleite para os olhos. Um grande prazer em explorar suas ruas e palacetes escondidos em meio aos modernos prédios do centro financeiro.

Outra construção de interesse e o mosteiro de San Jerónimo el Real, sem contar os diversos teatros, museus e café de charme que aqui existem.

A não perder existe a fonte das Cibeles, os tesouros do Museu do Prado, o belo Palácio de Cristal e os incríveis barquinhos na lagoa do parque.

Próximo tem o museo de arte reina Sofia e a estação de Atocha, que ficou injustamente famosa devido aos atentados de 11-03.

quinta-feira, 11 de março de 2004

Madrid e o choque do atentado de 11-03 em Atocha e outros

Não sou sensacionalista e nem carniceiro.


Se espera ver sangue e tripas procure outro filme, este aqui registra a dor e o pesar de um povo, na mentira de um governo e na indignação da sociedade.



11-03 em Madrid foi um dia de luto e vergonha, luto pelos inocentes que foram atingidos por bombas covardes, trabalhadores dentro de um trem indo para seu trabalho sem terem a menor ideia do risco e do perigo que corriam.

Vergonha pelo governo mentiroso que para aparentar algum controle no descontrole, acusa inocentes. Mas por uma daquelas razoes do destino, a mentira foi descoberta rápido demais.

As fotos registram a estação ferroviária de Atocha fechada com seus cartazes, a cidade de Madrid em Luto com bandeiras a meio mastro e as ruas vazias devido ao temor de novos ataques.

Historicamente os anos que decorreram a partir de 2000, colocaram a sociedade ocidental em xeque com seus valores e ainda para complicar mais o desemprego e a desesperança devido a crise económica, junta-se a isso os ataques terroristas para causar o medo e o pânico generalizado.

segunda-feira, 8 de março de 2004

Madrid e o aeroporto de Barajas

A porta de entrada de Madrid.


Podemos chegar a Madrid por 2 grandes portas, a estação ferroviária que num post futuro falaremos dela e agora teremos uma visão do aeroporto de Barajas.



Um gigantesco terminal que liga as Américas\  e a Europa com acesso via Metro e intenso tráfego aéreo, a visão deliciosa do céu azul,  o prazer de poder voar a sensação de friozinho no estômago quando o avião salta rumo ao horizonte.

Poder ver os arredores de Madrid, os campos pequenino la embaixo e poder rumar rumo a casa, aproveitando a velocidade destes grandes engenhos para chegar a casa.

Estas fotos ainda são em películas de acetato em 35 mm fazendo parte do ultimo lote pré-digital, porem deixam ter uma boa ideia do aeroporto e seus arredores. Nos ajudando a guardar cenas de um passado remoto.

sábado, 17 de janeiro de 2004

Tomar e o antigo casttelo Templario

A defesa de Portugal


Portugal tem uma ligação histórica muito forte com os templários, desde a queda do Castelo Mouro de Lisboa que graças a ajuda dos templários ingleses que iam rumo a terra santa.



Numa manobra de génio, os meninos de Afonso Henriques convenceram o mestre templário que chefiava a expedição rumo a terra Santa. 

Numa negociação rápida foram convencidos que matar mouros em Portugal era o mesmo que matar na Terra Santa, afinal estavam livrando um reino cristão dos malefícios dos pagoes.

E assim Lisboa foi conquistada e iniciou uma amizade que nunca mais terminou com os Templários, mesmo quando em outros lugares da Europa foram dadas ordens de extermínio da ordem, em Portugal todo aquele que procurou refugio foi salvo.

Tomar e o Convento de Cristo

Apreciando a obra de arte medieval


Caminhando pelo exterior do convento de Cristo, estamos diante de uma maquina perfeita de propaganda Crista.



O local escolhido para o castelo e posterior convento esta em um plano elevado, cercado de bosque, com um rio. No passado na altura da construção esta região era uma terra de ninguém.

Um lugar sujeito a constante ataques dos mouros do sul, bandoleiros de Castela a leste e renegados lusitanos de todas as partes. Ao construir sua fortaleza aqui o Poder e a Ordem de Cristo foi instalado, ai de quem tentasse atacar esses monges loucos.

Com isso foi posto um ponto final nas incursões de todos estes "bárbaros", pois o poder e a força de um Templário era legendários. Alcançada a paz, as funções militares foram sendo renegadas a segundo plano.

Começou o processo de embelezamento através de arte gótica como gargulas, rosáceas, pináculos e posteriormente manuelinos com motivos do mar, bem como obras moldejar como azulejos e motivos arabescos.

Curiosamente em Portugal os Templários não foram caçadas e nem destruídos, aqui num típico acordo lusitano, eles mudaram de nome e continuaram com a sua autonomia. Inclusive continuando convertendo cavaleiros e nobres, incluindo seu símbolo nas caravelas portuguesas e participando dos lucros da carreira das Índias.

Tomar e as belezas dos claustros do Convento de Cristo

Jardins de contemplação e oração.


Em outro post comentei sobre claustros, mas este aqui merece uma atenção toda especial, pois tem grande partes em gótico e acréscimos em manuelino.



São vários andamos em corredores estreitos e escuros quando de repente nos deparamos com um show de luz, plantas, arbustos, cebes, dando cor e vida. 

Arcadas para caminhar sem se expor aos rigores do tempo, lugares de silencio em paz, onde se podia meditar e orar.

Mas não pensem que aqui era um lugar de paz, logo ali temos as oficinas e forjas para fabricação de armamento, mais adiante campos de treino e exercício de combate.

Os cavaleiros de Cristo templários eram a força de elite dos exércitos cristãos, fortementes armados não tinham oponentes que conseguissem fazer frente.

Outrora bosques e campos


A cidade cresceu tanto que dos antigos bosques que cercavam a região, sobrou pouca coisa. Por fortuna a cidade esta se redimindo e instalando parques e novos bosques, visando tornar a cidade mais encantadora e atraente.



Os turistas amam áreas verdes, bosques para piquenique, dar pãozinho para os peixinhos, ver a ponte em arcos de pedra. Brincar nos jogos do parque, levar os pequeninos nos brinquedos do playground.

Em um pulinho voltamos a cidade e vemos seus prédios históricos e museus, caminhando um pouco mais chegamos ao castelo dos Templários e suas muralhas e no interior das muralhas o Convento de Cristo em toda a sua gloria, sempre passando por reparos para ficar mais bonito.

Tomar viajando de trem

Partindo da estação Oriente de Lisboa.


Quem pensa que as aventuras são fáceis, ledo engano, para terem uma ideia, na viagem a Tomar, saímos de casa por volta das 5 e só fomos chegar as 10. Correndo sempre atrasados para pegar um transporte.



Para chegar a Tomar tivemos que pegar trem e metro ate chegar na Expo (Estação Oriente) e de la seguir ate a estação de Tomar, apreciando a paisagem, as vezes dormindo, as vezes conversando e fazendo piquenique dentro do Comboio.
.
Mas toda viagem é uma delicia, chegamos em Tomar e fizemos a exploração básica, vendo a estação minuciosamente,  encontrando uma bomba d'agua antiga, um belo exemplar de relógio de estação, vendo vagões estacionados nas plataformas e vendo os trens e caminhando acabamos encontrando a estação de caminhoneta.

Tomar e a cidade que cresceu junto aos Templarios

A riqueza e prosperidade da ordem de Cristo.


No passado este era um campo de passagem, sempre queimado quando um exercito se movia de la e ca. Deixando o caos e a destruição, tornando estas paragens um lugar deserto com bosques assustadores.



Ate que um dia, os Cavaleiros do Templo, construíram aqui um castelo, tempos depois o convento transformando esta região num lugar de prosperidade e desenvolvimento.

Caravanas iam e vinham, barcos desciam o rio e a cidade foi crescendo, andando pelas ruas vemos os efeitos desta prosperidade, incrivelmente a cidade cresceu.

Vemos a antiga Sinagoga, as varias igrejas, grandes prédios edificados no decorrer dos séculos, Tomar é uma cidade a ser explorada. 

Se tiverem a chance de vir na altura da festa do Tabuleiro melhor ainda, a cidade fica viva.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2004

Tomar e as salas secretas do convento de Cristo

Imagine um lugar magico e cheio de lendas.


O Convento de Cristo em Tomar esta cheio de segredos, passagens secretas, salas ocultas, lugares de segredo. Muitos ca vieram  procurar, muitos tem curiosidade de descobrir o que aqui escondia



Vieram procurar tesouros perdidos, mapas secretos e documentos ocultos, escavaram usaram ressonância magnética e mil e um artefactos em busca do ouro templário.

Para os amantes de historia é uma delicia andar pelos corredores labirinticos, encontrar refeitórios antigos, selas e calabouços, quarto dos monges, depósitos de alimentos, barris de azeite e vinho, peças de cerâmicas e antigos instrumentos musicais perdidos por aqui.

Precisamos de muitas horas para explorar todos os segredos do Convento de Cristo, vendo e descobrindo os inúmeros segredos do Convento de Cristo.

terça-feira, 6 de janeiro de 2004

Lisboa sobrevoando a cidade

Lisboa vista por um ângulo inusitado.


Os maníacos por fotos são fogo, não resisto a fotografar pela janelinha do avião, sei que muita gente condena, faz julgamentos precipitados, mas olhar a paisagem acaba sendo impossível resistir a tentação é deixar de fotografar.



Em viagens áreas porem podemos capturar fotos fantásticas que poucos tem oportunidade de verem. A cidade vista do alto, seus edifícios, alguns que nem faço ideal do que sejam. Claro que tem um inconveniente que é a janela do avião que estraga um pouco a qualidade, o excesso de luz, mas mesmo assim torna a experiência prazeirosa.

Para aqueles curiosos o avião começa a descer pelo rio Tejo, seguindo para Alverca, passando pelo aeroporto de Figo Maduro, Barreiro, Seixal, Almada, Lisnave, Corroios, Almada, Cristo Redentor, Ponte 25 de abril, Porto de Lisboa, 7 rios, Entrecampos, Areeiro, Portela e aterragem.